Para abrir o ciclo de webinars gratuitos sobre como empreender e aproveitar o que o mercado americano tem a oferecer, na última quinta-feira (16), 16.500 empreendedores brasileiros participaram do evento. O objetivo do primeiro encontro foi apresentar pontos mais relevantes da Economia Americana e destacar as vantagens comerciais aos brasileiros interessados na terra do tio Sam.

O palestrante, analista político e economista, Carlo Barbieri, que atua nos EUA há mais de 30 anos e preside a consultoria Oxford Group, explicou como a retomada da economia americana pós-pandemia está acelerada e vai favorecer empresários que buscam internacionalizar seus negócios para ter mais segurança e crescimento. “Neste momento de recuperação econômica é ideal para empresários brasileiros planejar um caminho ao exterior. A economia americana está em franca recuperação e deverá ser a primeira a se recompor no pós-pandemia. Vale a pena assegurar ganhos em dólar”, afirmou Barbieri.

Para uma saudação inicial, os participantes do webinar acompanharam a fala do secretário do Comércio da Flórida, Jamal Sowell, que fez um discurso entusiasmado e registrou seu apreço pela cultura brasileira. O secretário também enfatizou a importância dos investidores brasileiros para a economia americana, em especial da Flórida.

De olho lá fora

Um empreendedor brasileiro do setor alimentício, que participou do evento, afirmou que participar do evento online o fez compreender etapas que não conhecia no processo de internacionalização e chegada no mercado americano. “Um evento como esse é muito importante para orientar quem deseja abrir caminhos de investimento no exterior de forma segura e correta. Conheço amigos que tentaram em voo solo se arriscar no mercado internacional, mas tiveram muitos prejuízos. Percebi que o ideal é planejar cada detalhe e conhecer o mercado que desejo entrar”, afirmou.

O empreendedor ainda ressaltou a importância de fugir das dicas de youtubers e influencers. “Quando o assunto é a vida das nossas empresas, devemos procurar quem tem experiência no ramo. Percebi, no seminário, que muitas informações que apreendi vinda de youtubers não estão corretas. O melhor caminho é seguir orientação profissional”, recomendou.

São Paulo internacional

Dados do ranking do Comércio Exterior São Paulo mostram o estado como o que mais exporta no Brasil. Dentre os principais países compradores de produtos paulistas, destacam-se os Estados Unidos (EUA), com 17,36%, e a China, com 12,46% das exportações paulistas. Principais produtos exportados por São Paulo são óleos brutos de petróleo; demais produtos manufaturados; aviões; açúcar de cana em bruto; máquinas e aparelhos para terraplanagem, perfuração, etc; soja triturada; automóveis de passageiros, peças e motores; suco de laranja não congelado.

Considerando os possíveis cenários após a pandemia do Covid-19, São Paulo terá protagonismo no comércio exterior se mantiver os Estados Unidos e a China no seu quadro exportador principal, é o que avalia o economista Carlo Barbieri. Para o economista, se os empreendedores de São Paulo aplicarem estratégia visionária neste momento, deverão se beneficiar no comércio exterior e na exportação de seus produtos.

O ciclo de webinars vai ocorrer todas as quintas-feiras até o dia 20/08. Faça já sua inscrição para o segundo encontro no link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_iMJaBr_oRk2gGkC6uYeEhA . A transmissão online será pelo aplicativo zoom.

Serviço

Webinar de investimentos nos Estados Unidos

Tema: “Mercado Imobiliário/ investimentos financeiros nos EUA”

Data: De 23 de julho a 20 de agosto de 2020

Horário: 17 horas (Horário de Brasília)

Evento Gratuito

Inscrições: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_iMJaBr_oRk2gGkC6uYeEhA

Esse evento é promovido pela Oxford Group em parceria com a Federação das Associações Comerciais de SP, e apoio do InvestSP e Governo do Estado de São Paulo.