Ericsson (NASDAQ: ERIC) anuncia que aumentará o investimento nos Estados Unidos para apoiar o crescimento acelerado do 5G no país. Esta série de iniciativas estratégicas permitirá à Ericsson operar ainda mais perto de seus clientes, atendendo à crescente demanda por conectividade 5G globalmente e na América do Norte.

Os investimentos serão realizados em duas frentes: ampliar atividades de pesquisa e desenvolvimento junto aos clientes nos EUA e acelerar o cronograma para a introdução e entrega dos novos produtos aos clientes. Esta iniciativa permitirá à Ericsson trazer novos especialistas dos EUA para seu time de profissionais altamente qualificados.

Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson Brasil, afirma: “Os Estados Unidos são nosso maior mercado, representando um quarto dos negócios da Ericsson nos últimos sete anos. A fim de atender à demanda desses provedores de serviços em rápida evolução, estamos fortalecendo nosso investimento nos EUA para estar ainda mais próximos de nossos clientes e atender aos seus planos acelerados de implantação de redes 5G”.

Ericsson prevê que as assinaturas de 5G cheguem a 150 milhões – representando 48% de todas as assinaturas móveis na América do Norte – até o final de 2023. (Fonte: Ericsson Mobility Report, Junho de 2018).

Aumento de Pesquisa e Desenvolvimento nos EUA

No final de 2017, Ericsson inaugurou o Austin ASIC Design Center, no estado do Texas, dedicado à microeletrônica de equipamentos 5G para acelerar a comercialização da tecnologia.Esta instalação de 1.400 metros quadrados terá 80 funcionários quando atingir plena capacidade.

Ericsson também abrirá um novo centro de desenvolvimento de software com foco em banda base em 2018, empregando mais de 200 engenheiros de software no momento em que estiver em plena operação. Essa instalação e seus funcionários fortalecerão ainda mais o desenvolvimento de software 5G da Ericsson. A banda base fornece inteligência para a rede de acesso de rádio e opera como interface entre a rede principal e as unidades de rádio, processando e encaminhando chamadas de voz e dados da Internet para os usuários finais.

A partir de 2019, ambas as instalações introduzirão produtos 5G e recursos de software no portfólio da Ericsson e estarão disponíveis para clientes globalmente, inclusive nos EUA.

Além disso, Ericsson aumentará seu investimento em Inteligência Artificial (IA) e automação, empregando cerca de 100 especialistas na América do Norte até o final de 2018. Esta equipe trabalhará na incorporação de tecnologias de IA para acelerar automação, avaliar evolução do portfólio de produtos e explorar novas oportunidades de negócios. Essa equipe se concentrará em impulsionar o portfólio atual da empresa, fortalecer o relacionamento com os clientes e promover inovação de novas oportunidades de negócios disruptivas.

Introdução e fabricação de novos produtos nos EUA

Ericsson recrutará uma equipe dedicada na oferta de produtos para o mercado dos EUA, realizando engenharia de produção, testes e integração, além de fornecer protótipos em estágio inicial. Esta atividade será realizada em estreita colaboração com os times de Pesquisa e Desenvolvimento baseados nos EUA.

Para disponibilizar produtos 5G aos clientes o mais rápido possível, a Ericsson também começará a fabricar nos EUA no quarto trimestre de 2018. Isso permitirá à empresa atuar mais próxima dos clientes, com a produção em alto volume de rádios de última geração e a rápida introdução de novos produtos no mercado dos EUA. Inicialmente, Ericsson trabalhará com um parceiro fabril e os primeiros rádios para os EUA serão produzidos antes do final de 2018.

Sobre Ericsson

Ericsson permite que os provedores de serviços de comunicações obtenham todo o potencial da conectividade. O portfólio da empresa abrange redes, serviços digitais, serviços gerenciados, negócios emergentes e é projetado para ajudar nossos clientes na digitalização, aumentando eficiência e encontrando novos fluxos de receita. Os investimentos da Ericsson na inovação promovem os benefícios da telefonia e da banda larga móvel para bilhões de pessoas ao redor do mundo. A ação da Ericsson está registrada na bolsa de valores Nasdaq em Estocolmo e na NASDAQ em Nova York. www.ericsson.com