Por Cynthia Magnani

A segurança econômica em um mercado que está  crescendo de forma vigorosa e diversificada, condições tributárias previsíveis, acesso a tecnologias de última geração e o acesso a capital financeiro e crédito para investimento e consumo a juros baixos são apenas algumas das razões enumeradas pelo consultor Osmar Gonçalves, fundador da OFG Business, para explicar o recente aumento do número de empreendedores brasileiros procurando os Estados Unidos para estabelecer suas empresas.

Segundo Gonçalves, a maioria dos empresários brasileiros que o procuram chegam com dúvidas bem semelhantes: onde e como empreender, quanto e quando investir. “A partir daí começa o aprendizado desta nova cultura. E terá sucesso quem melhor e mais rápido aprender”, comenta.

Projeto C.A.S.E

Foi pensando nestes brasileiros, que Osmar elaborou e disponibiliza, em parceria com o Centro Comunitário Brasileiro (CCB), o projeto Centro de Apoio e Suporte ao Empresário (CASE). Ele foi criado para dar suporte aos empresários em todas as áreas da empresa e nos diversos segmentos de negócios. O apoio e suporte estendem-se também ao próprio empresário, através de serviços de Mentoria e Coaching.

O projeto funciona a partir da necessidade do empreendedor, do empresário ou de quem quer empreender e sente que precisa de ajuda. “O processo começa com uma entrevista inicial, onde serão definidas as necessidades do cliente. A partir daí, caso haja necessidade de um acompanhamento mais amplo do caso, define-se um plano de ação e iniciam-se os trabalhos”, explica Gonçalves.

Ele lembra que a importância de se contar com uma assessoria adequada para a abertura de uma empresa nos Estados Unidos está em fatores como “identificar novas oportunidades de negócio, estruturar o seu business – afinal, estamos nos EUA, onde processos são fundamentais – , fazer análises financeiras e entender como aumentar a lucratividade, promover expansão da empresa, aumentar a eficiência do setor comercial, enfim, fazer a empresa ser lucrativa, competitiva e sustentável”, comenta.

Diferenças entre os mercados americano e brasileiro

Para o consultor, o maior cuidado que os empreendedores ou aspirantes a empreendedores devem ter ao decidir investir em um negócio nos Estados Unidos, ou em qualquer outro país, é o de observar que esse mercado é diferente, tem valores e comportamentos de compras diferentes do mercado brasileiro. “Muitos empreendedores trazem consigo conceitos formados a partir das suas experiências. É preciso se lembrar que nem sempre o que é ótimo no Brasil será bom aqui. Entender um pouco de planejamento de marketing – comportamento do consumidor, público alvo, etc – ajuda muito”, ressalta.

Fortalecimento do empresariado brasileiro no Sul da Flórida

Quando perguntado como o CASE pode ajudar a comunidade brasileira a ser mais fortalecida, Gonçalves ressalta que, ao fortalecer as empresas e fazê-las saudáveis e lucrativas, com possibilidade de crescimento, o Centro Comunitário Brasileiro está influenciando a geração de receita, que em muitos casos é a principal fonte de renda de diversas famílias. “Com isso, geram-se mais empregos e assim, cada vez mais pessoas são beneficiadas. Este ciclo promove satisfação pessoal, realização, sem falar no legado que deixa para a nova geração”, analisa.

Osmar Gonçalves estará presente no spot A-5 do Brazil Expo Florida, representando sua empresa, OFG Business e o projeto C.A.S.E. Ele será ainda o mediador do painel sobre análise de mercado, que será apresentado durante o evento.

Sobre o BRAZIL EXPO FLORIDA

O Centro Comunitário Brasileiro, em parceria com o Conselho de Cidadãos da Flórida e o Consulado Brasileiro em Miami realiza no dia 26 de agosto o Brazil Expo Florida, que promete ser um dos mais importantes eventos de empreendedorismo envolvendo empresas brasileiras nos Estados Unidos.

O encontro será realizado no Westin Fort Lauderdale Beach Resort, das 10am às 6pm. Além do trade show com 120 expositores, entre empresas brasileiras e americanas, estão na programação mais de 20 painéis temáticos, rodadas de negócios e uma diversificada programação infantil, que inclui uma palestra sobre dublagem com a atriz e dubladora Fernanda Crispim. Assim, além de fazer contatos e negócios, os participantes poderão garantir bons momentos ao lado da família em um lindo resort à beira-mar.

Lamar Fisher, prefeito de Pompano Beach
Lamar Fisher, prefeito de Pompano Beach

Entre outras importantes presenças confirmadas estão a do embaixador Adalnio Senna Ganem, do Prefeito de Pompano Beach, Lamar Fisher, membros do Conselho de Cidadãos da Flórida, do Rotary Club, representantes da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF), da Câmara de Comércio Brasil-China, do Business Leaders Group (LIDE) – Florida e do Recomendo em USA Business Network.

A entrada ao público para o trade show é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site www.brazilexpoflorida.com.

 

Sobre o Centro Comunitário Brasileiro

O CCB é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, sediada na cidade de Pompano Beach (Flórida), que tem como visão ser o principal ponto de encontro da Comunidade Brasileira nos Estados Unidos. Ela oferece serviços como assistência psicológica e jurídica gratuitas, assistência na área da saúde, apoio a projetos educacionais e de lazer. Possui uma rádio comunitária online – a Rádio CCB –, com programação musical e informativa variada que procura fornecer aos ouvintes brasileiros informações de utilidade pública.

Website: www.centrocomunitariobrasileiro.org

Telefone: (561) 708-0222

E-mail: meuccb@gmail.com

Serviço:

Brazil Expo Florida 2018

Data: 26 de Agosto

Horário: 10am às 6pm

Local: Westin Fort Lauderdale Beach Resort

Endereço: 321 N Fort Lauderdale Beach Blvd, Fort Lauderdale, FL 33304

http://www.starwoodhotels.com/westin/property/overview/index.html?propertyID=3328&SWAQ=958P

Contato Osmar Gonçalves: (561) 523-4471