*Por Mariangela Cifelli

Por que ainda temos que fazer um esforço maior para se provar no mercado de trabalho?

O tema pode ser polêmico. Mas a ideia é debatê-lo sem julgamentos, apenas expressando a minha trajetória e a trajetória de mulheres que acompanho e admiro.

Somos oriundas da cultura onde a mulher foi criada de uma forma mais passiva. Isso vem mudando, mas as nossas conquistas ainda são muito recentes! O nosso modelo mental leva um certo tempo para fazer essa transição, que impactará positivamente nas próximas gerações de mulheres.

Ainda temos espaço para negociar melhor as nossas ofertas de trabalho, salários, se posicionar de forma firme e elegante, usando o poder feminino a nosso favor, que traz força mas também traz sensibilidade.

Muitas vezes aceitamos o que a empresa ou o líder nos propõe. Temos medo de negociar?

Eu aprendi essa lição a duras penas, quando esperava passivamente uma promoção e ouvi do meu líder, “quem não pede não tem”. Somente aí conquistei o reconhecimento e refleti, será que os homens pedem mais? Será que eles se posicionam melhor? Sim, afinal eles estão inseridos nesse contexto há mais tempo que as mulheres, historicamente falando.

Precisaamos aproveitar o fato de o tema da mulher na liderança está em evidência, mulheres grávidas estão sendo promovidas e surfar mais e mais essa onda! Precisamos nos manter em evidência e aumentar a equidade em todos os sentidos. Conquistar o que merecemos e com os devidos atalhos, sem tanto suor.

Outros aprendizados, não só com base na minha jornada:

Não deixe de se posicionar, encare a situação de frente e com objetividade.
Coloque sempre que possível a sua carreira em pauta, o seu plano de desenvolvimento e mensure entregas realizadas.
Compartilhe a sua ambição com as pessoas que influenciam as suas decisões de carreira, alinhe as expectativas.
Não estacione os projetos em função da gravidez, assim você pode voltar mais motivada da licença maternidade.
Apoiem umas às outras. Infelizmente já vivenciei muita competição entre as mulheres!

E finalmente celebre!

*Mariangela Cifelli é headhunter da AMERICAS na NewG Recruitment