*Por Mariangela Cifelli

Quando você opta por fazer uma mudança, tem de estar disposto a mudar!

As mudanças acontecem de todas as formas, no contexto pessoal, emocional, familiar, profissional, tudo muda.

Você conquistará novas amizades que se tornarão sua família.

É preciso ampliar fortemente a sua rede de relacionamentos profissional, se expor, entender as devidas tropicalizações para o mercado de trabalho e as oportunidades na sua área de atuação.

Se tiver um perfil mais introspectivo, é recomendável buscar apoio profissional, talvez um coach de carreira local, um mentor disposto a ajudar ou até um outplacement.

Especificamente em Miami, além da cultura americana, vivemos muito a cultura latina. É muito importante falar inglês, e ganha muitos pontos quem também fala o espanhol.

O mercado de trabalho, até então um grande HUB para a América Latina, vem atraindo investidores, empresas interessadas em ampliar as operações ou até mesmo movimentar o headquarter para cá. Estamos vivendo uma nova onda e essa onda certamente abrirá novas oportunidades, para novos perfis, novos talentos!

Alguns profissionais migrarão de outras cidades dos Estados Unidos para a Flórida, interessados no life style daqui, assim como as pessoas que se sentem estagnadas nos seus desafios atuais poderão se expor e se movimentar para oportunidades mais atrativas e com um reconhecimento maior.

As pessoas também vão aplicar para vagas remotas e poderão trabalhar de qualquer lugar, processo que a pandemia apenas acelerou!

Se você está interessado em conhecer melhor os movimentos de mercado e se expor, deixo aqui algumas dicas:

  • Amplie a sua rede de relacionamento em grupos específicos e no Linkedin;
  • O Linkedin é a maior rede de relacionamento profissional. Conecte-se com profissionais da sua área de atuação nos diferentes níveis como gerentes, diretores e também com recrutadores, talent aquisition e headhunters;
  • Não deixe de enviar mensagens diretas informando o seu objetivo de movimentação;
  • Tenha um curriculo atrativo, com os seus principais resultados das experiências mais relevantes;
  • “Use os seus amigos” a seu favor, peça ajuda, peça indicações;
  • Pesquise novas oportunidades nos principais sites de busca de empregos, além do Linkedin, glassdoor, ziprecruiter, indeed, entre outros;
  • Não deixe de “se vender” nas entrevistas de emprego. O profissional de RH ou o gestor da vaga vão te conhecer se você tiver a habilidade de expor as suas conquistas, resultados, aprendizados.

Além das dicas acima, se mantenha focado, tenha metas específicas de contatos, faça follow up dos processos seletivos em andamento até conquistar o seu goal!

*Mariangela Cifelli é headhunter da AMERICAS na NewG Recruitment