A American Airlines anunciou nesta quarta-feira (15) a assinatura de uma carta de intenções para solidificar ainda mais sua parceria com a GOL, a maior companhia aérea do Brasil. Com base na oferta inicial de codeshare das duas operadoras em 2020, a parceria expandida inclui um acordo de codeshare exclusivo e uma parceria maior e mais lucrativa entre os programas de fidelidade SMILES e AAdvantage®. Também é esperado o aumento da cooperação comercial com a GOL para acelerar o crescimento e criar uma experiência mais integrada para todos os clientes.
“A American há muito tempo é a principal transportadora dos EUA para a América do Sul e nossa parceria mais forte com a GOL solidifica essa posição de liderança”, disse Robert Isom, presidente da American Airlines. “Nossa rede de voos de longa distância combina perfeitamente com a forte rede doméstica da GOL no Brasil. Juntos, seremos capazes de oferecer aos clientes que voam para, dentro e a partir do Brasil, acesso à maior rede com as tarifas mais baixas e o melhor programa de fidelidade conjunto de viagens das Américas.”
Codeshare exclusivo entre os EUA e o Brasil
A GOL se tornará a única parceira em codeshare da American no Brasil e a American se tornará a única parceira em codeshare da GOL nos Estados Unidos. Em suas redes combinadas, os clientes podem viajar para mais de 30 destinos atendidos pela American nos Estados Unidos e mais de 20 novos destinos na América do Sul atendidos pela GOL.
“Este acordo de codeshare entre duas das principais companhias aéreas das Américas combina nossas redes de rotas altamente complementares para oferecer aos clientes uma experiência de viagem perfeita com o maior número de voos e destinos na América do Norte e do Sul”, disse o CEO da GOL, Paulo Kakinoff. “Acreditamos que isso fortalecerá a presença da GOL nos mercados internacionais, acelerará nosso crescimento de longo prazo e maximizará o valor para nossos acionistas. Isso aumenta nossa confiança no crescimento da GOL conforme a economia se reabre e a demanda por viagens fica maior.”
A American atende a América Latina desde 1942 e oferece serviços para 17 destinos na América do Sul, incluindo São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG) no Brasil, a partir de seus hubs nos EUA em Dallas-Fort Worth (DFW), Miami (MIA) e Nova York (JFK). A American voou com mais de 14 milhões de clientes entre os EUA e o Brasil nos últimos 10 anos – mais do que o dobro de qualquer outra transportadora dos EUA. A GOL atende 63 destinos no Brasil e é a maior companhia aérea do país.
Oferta de fidelidade conjunta aprimorada
A maior rede das Américas também será a mais vantajosa para os passageiros. No início de 2022, os associados SMILES da GOL e AAdvantage da American terão acesso aos seus benefícios de elite, como check-in, segurança e embarque prioritários, maior franquia de bagagem despachada, acesso ao lounge e assentos preferenciais em ambas as companhias aéreas. As duas empresas também esperam garantir uma oferta de fidelidade conjunta aprimorada para dar aos clientes mais maneiras de ganhar e resgatar milhas.
Cooperação comercial
O relacionamento fortalecido também permitirá maior cooperação comercial em áreas como compras, ferramentas de vendas e integração de sistemas, conforme permitido pelas limitações regulatórias e contratuais. A American terá o direito de indicar um membro para o conselho de administração da GOL, que, além de outras funções, será admitido como membro e participação no Comitê de aliança da GOL e quaisquer outros comitês do conselho relacionados à parceria operacional entre a GOL e a American.
A American Airlines investirá 200 milhões de dólares em 22,2 milhões de novas ações preferenciais emitidas da GOL em um aumento de capital, por uma participação de 5,2% no interesse econômico da companhia. A conclusão dos contratos descritos neste comunicado à imprensa, incluindo o investimento de capital proposto está sujeita a condições, incluindo a negociação, execução e entrega da documentação definitiva, aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento.
Sobre a American Airlines Group
O objetivo da American é cuidar das pessoas na jornada da vida. As ações da American Airlines Group Inc. são negociadas na Nasdaq sob o símbolo AAL e as ações da empresa estão incluídas no S&P 500. Saiba mais sobre o que está acontecendo na American: acesse news.aa.com e conecte-se à American no Twitter @AmericanAir e no Facebook.com/ AmericanAirlines.
Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, é a companhia aérea de menor custo unitário da América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia possui uma aliança estratégica com a American Airlines e Air France-KLM, além de disponibilizar aos clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais comodidade e facilidade de conexão para qualquer local atendido por essas parcerias. Com o objetivo de “Ser a primeira para todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: maior estoque de assentos e mais espaço para as pernas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG entrega encomendas para diversas regiões do Brasil e exterior. A companhia conta com uma equipe de 15.000 profissionais de companhias aéreas altamente qualificados com foco em segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 127 aeronaves Boeing 737. As ações da GOL são negociadas na NYSE (GOL) e no B3 (GOLL4). Para mais informações, acesse www.voegol.com.br/ri.
Declarações Prospectivas
Algumas das declarações contidas neste comunicado à imprensa devem ser consideradas declarações prospectivas de acordo com o significado do Securities Act, Exchange Act e Private Securities Litigation Reform Act de 1995.
Essas declarações prospectivas podem ser identificadas por palavras como “pode”, “irá”, “espera”, “pretende”, “antecipa”, “acredita”, “estima”, “planeja”, “projeta” “poderia”, “deveria”, “iria”, “continuar”, “buscar”, “visar”, “orientação”, “perspectiva” e outras palavras semelhantes. Essas declarações incluem, mas não estão limitadas, a declarações sobre os planos, objetivos, expectativas, intenções, estimativas e estratégias da empresa para o futuro, incluindo a expectativa de que os acordos propostos e o investimento de capital descrito neste comunicado à imprensa sejam concluídos e, se assim, quaisquer benefícios disso. Estas declarações prospectivas são baseadas nos objetivos, crenças e expectativas atuais da Empresa e estão sujeitas a riscos e incertezas significativas que podem fazer com que os resultados reais e a posição financeira e o momento de certos eventos difiram materialmente das informações no relatório prospectivo afirmações.
Esses riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados, a aqueles aqui estabelecidos, bem como no Relatório Trimestral da Companhia no Formulário 10-Q para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2021 (especialmente na Parte I, Item 2. Discussão e Análise da Administração da Condição Financeira e Resultados das Operações e Parte II, Item 1A. Fatores de Risco), e outros riscos e incertezas listados de tempos em tempos em outros arquivos da Empresa com a Securities and Exchange Commission. Em particular, as consequências do surto de coronavírus para as condições econômicas e para a indústria de viagens em geral e a posição financeira e os resultados operacionais da empresa em particular foram materiais, estão mudando rapidamente e não podem ser previstos. Além disso, pode haver outros fatores dos quais a empresa não está ciente atualmente que podem afetar os assuntos discutidos nas declarações prospectivas e podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles discutidos. A empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar publicamente ou complementar qualquer declaração prospectiva para refletir os resultados reais, mudanças nas suposições ou mudanças em outros fatores que afetam essas declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei. Quaisquer declarações prospectivas são válidas apenas na data deste documento ou nas datas indicadas na declaração.