O que aconteceu:

Global: coronavírus está provocando uma desaceleração significativa da economia global. Apesar dos estímulos fiscais e monetários adicionais fornecidos nas principais economias e de alguma moderação na volatilidade dos ativos financeiros, o ambiente para as economias emergentes continua desafiador.

Atividade Econômica: Dados diários / semanais sugerem que a atividade atingiu o nível mais baixo em abril, com recuperação apenas parcial em maio e junho. O Banco Central revisou seu cenário de crescimento do PIB para 2020 de estabilidade no Relatório de Inflação de março para uma contração de 6,4%, enfatizando que a incerteza sobre o ritmo de recuperação econômica durante o 2º semestre permanece acima do habitual.

Relatório de Inflação – 2T20 25 de junho de 2020

O que aconteceu:

Global: o coronavírus está provocando uma desaceleração significativa da economia global. Apesar dos estímulos fiscais e monetários adicionais fornecidos nas principais economias e de alguma moderação na volatilidade dos ativos financeiros, o ambiente para as economias emergentes continua desafiador.

Atividade Econômica: Dados diários / semanais sugerem que a atividade atingiu o nível mais baixo em abril, com recuperação apenas parcial em maio e junho. O Banco Central revisou seu cenário de crescimento do PIB para 2020 de estabilidade no Relatório de Inflação de março para uma contração de 6,4%, enfatizando que a incerteza sobre o ritmo de recuperação econômica durante o 2º semestre permanece acima do habitual.

 

Previsões da inflação:
Os quatro modelos do Banco Central mostram que as previsões de inflação estão bem abaixo da meta central para 2020 e 2021. Para 2022, as previsões estão em torno da meta central. E as principais medidas de inflação estão abaixo dos níveis compatíveis com o cumprimento da meta de inflação.

 

Viés descendente da inflação, especialmente no caso de um prolongamento da pandemia que, em última análise, implica um declínio maior / mais longo do que o esperado na demanda agregada. E um viés ascendente da inflação se as respostas da política fiscal à pandemia agravarem permanentemente a trajetória fiscal ou se houver uma frustração com a agenda de reformas, aumentar o prêmio de risco. Mais uma vez, a CB mencionou que os programas de crédito / transferência implementados em resposta à pandemia podem causar um declínio menor do que o estimado na demanda agregada, introduzindo assimetria no balanço de riscos à inflação. Esse conjunto resultaria potencialmente em uma trajetória de inflação acima do esperado no horizonte relevante para a política monetária. Para as próximas reuniões, o Copom considera adequado avaliar o impacto da pandemia e do conjunto de programas de crédito e transferência em vigor e prevê que qualquer possível ajuste ao estímulo monetário seja residual.

Expectativa do MUFG

O tom do Relatório de Inflação foi bastante semelhante às atas e comunicado do Copom, o que era amplamente esperado. Nesse contexto, mantemos nosso apelo inicial de manutenção da taxa Selic em 2,25% até julho de 2021. A próxima decisão do Copom está prevista para o dia 05 de agosto e até lá teremos o lançamento de todos os principais indicadores de atividade econômica para maio e produção industrial para junho. Observe que o conjunto de indicadores coincidentes da atividade econômica divulgados em maio e junho até o momento sugere alguma recuperação parcial. Além disso, os riscos provenientes do lado fiscal são outra barreira para novos cortes nas taxas de política. Obviamente, não podemos descartar o cenário alternativo do corte residual na taxa de apólice em caso de uma trajetória pior do que a esperada da pandemia nos próximos meses. Mas, nesse contexto, o BC tende a reduzir a taxa Selic em apenas 25 bps para 2%.

Disclaimer

As informações contidas neste documento servem apenas para fins de informação e não devem ser usadas como ou consideradas oferta ou solicitação de oferta para vender ou comprar ou contrair assinatura de instrumentos financeiros. Nenhuma comunicação elaborada pelo Banco MUFG Brasil S.A. e/ou MUFG Bank, Ltd. (em conjunto doravante ”MUFG”) é ou deve ser interpretada como conselho de investimento, recomendação para entrar em uma transação específica ou seguir uma estratégia específica, ou qualquer afirmação sobre a probabilidade de essa transação ou estratégia específica ser eficaz em vista de seus objetivos de negócios ou operações. Antes de entrar em uma transação específica, é recomendável obter assessoria independente financeira, legal, contábil ou de outra natureza, conforme adequado às suas circunstâncias. Toda e qualquer decisão de entrar em uma transação será exclusivamente sua, não baseada em informação elaborada ou fornecida pelo MUFG. O MUFG por meio desta se exonera de qualquer responsabilidade perante você envolvendo a caracterização ou identificação de termos, condições, questões legais, contábeis ou outras ou riscos que podem surgir em conexão com qualquer transação ou estratégia de negócios específica. O MUFG pode ter distribuído ou pode distribuir no futuro relatórios inconsistentes com ou que chegam a conclusões diferentes da informação aqui apresentada. Esses outros eventuais relatórios refletem diferentes hipóteses, visões e/ou métodos analíticos dos profissionais que os prepararam e o MUFG não tem obrigação de garantir que esses outros relatórios cheguem até você. O MUFG tem direito autoral sobre este relatório e nenhum trecho pode ser reproduzido ou redistribuído sem autorização por escrito. O MUFG expressamente proíbe a distribuição ou redistribuição deste relatório a terceiros via Internet ou outro meio. O MUFG, sua sede, agências, subsidiárias e afiliadas não aceitam qualquer obrigação perante terceiros resultantes de referida distribuição ou redistribuição.

Sobre o MUFG

O Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. é um dos maiores grupos financeiros do mundo. Sediado em Tóquio (Japão), e com mais de 360 anos de história, o MUFG é uma rede global com mais de 1.800 escritórios e está presente em mais de 50 países. O Grupo tem mais de 150.000 funcionários e oferece serviços de banco comercial, banco de investimento, trust, corretora, cartões de crédito, financiamento ao consumidor, gestão de ativos e leasing.