A Brazil Expo Florida 2023 movimentou Fort Lauderdale no último final de semana (27 e 28 de maio), no Broward Convention Center, em um evento que reuniu empreendedores, palestrantes e um público aproximado de mil visitantes. Segundo a organização, estavam presentes 54 stands de negócios e 43 palestrantes. “Muita gente veio nos procurar para elogiar a organização do evento e confirmar sua participação na próxima edição, que deve ser realizada em maio de 2024”, comentou Gabriel Carvalho, coordenador do evento.

No sábado (27), o Brazil Expo Florida teve a presença do prefeito de Pompano Beach, Rex Hardin, além de outras autoridades, como Jackson Lemos, secretário de Planejamento de Governador Valadares, e de Cristiano Bebert, cônsul-adjunto responsável pela Secretaria de Comércio (Secom) do Consulado-Geral do Brasil em Miami. Eles prestigiaram a feira e a série de palestras, abordando temas como imigração e empreendedorismo nos Estados Unidos, e tópicos como o bem-estar da comunidade e a disseminação da cultura brasileira fora do país.

Durante o evento, foi possível conferir o resultado do recente Road Show promovido pela Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF) em diversas cidades do Brasil, com o objetivo de estimular a abertura de negócios brasileiros nos Estados Unidos. O painel, ministrado por Alexandre Piquet, contou com a participação de profissionais que atuam em setores importantes para auxiliar nesse processo, caso do contador João Gomes, que atua sobretudo nas questões tributárias; Sandra Mina, vice-presidente de Empréstimos Imobiliários do Banco do Brasil Americas, e Walter Ottavi, concierge e especialista em providenciar documentos para pessoas de todo mundo, principalmente brasileiros.

Fernando Hessel, jornalista e comunicador paulista que trabalhou durante 24 anos no Grupo Bandeirantes de Comunicação, foi o mediador do painel que abordou comunicação e cultura brasileiras nos Estados Unidos. Além dele, sentaram-se à mesa Nick Santos, gerente de Conteúdo Internacional da Sling; Tania Khalil, atriz, bailarina e psicóloga; Rodrigo Prates, cantor e compositor, e Eloisa Lopez-Gomez, da UVO TV.

Com mediação de Priscila Cacicedo, o painel sobre bem-estar teve como participantes Maria Fulfaro (Jornalista, Marketing Manager do Broward Center for the Performing Arts), Solange Gomes (Mestra em Psicologia), Dra. Fran Brandt (Neurosurgery Physician Assistant), Paula Aguiar Barboza (Ministra-Conselheira Consulado-Geral do Brasil em Miami).

O Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Sul da Flórida também marcou presença com uma palestra sobre empreendedorismo, apresentando casos de sucesso de brasileiras empreendedoras na região.