Por Antonio Tozzi

Brazil Expo Florida foi aberta com pompa e circunstância, pois reuniu o Embaixador Adalnio Senna Ganem, Cônsul-Geral do Brasil em Miami; Lamar Fisher, Prefeito de Pompano Beach; Rex Hardin, Commissioner de Pompano Beach e candidato à sucessão de Fisher; Urbano Santos, Presidente do Centro Comunitário Brasileiro (CCB), e anfitrião do evento, além de membros do Conselho de Cidadãos da Flórida. Após o corte da fita inaugural, a feira foi declarada oficialmente aberta.

O salão superior do Centro de Convenções do Westin Fort Lauderdale Beach Resort ficou tomado por expositores que levaram bastante material promocional e por visitantes que se acotovelavam para ver o que as empresas tinham a oferecer, além dos brindes, é claro. Quem compareceu, não se arrependeu, mesmo tendo trocado um dia claro de verão com o sol brilhando intensamente no Sul da Flórida. No total, o evento reuniu cerca de três mil pessoas.

Em vez de banho de sol, as pessoas aproveitaram o domingo, 26 de agosto, para se reunir e propor soluções que buscam melhorar o relacionamento entre empresas na região. E não faltaram informações, como confirmaram os 16 painéis temáticos, que reuniram empresários e consultores já estão estabelecidos no mercado americano que puderam orientar os empreendedores desejosos de abrir ou expandir seus negócios nos Estados Unidos. Os destaques foram os painéis apresentados pelo Facebook, com dicas sobre como empreender na rede social, e pelo Census Bureau, que compartilhou com os participantes orientações sobre como obter dados imprescindíveis para a elaboração de um plano estratégico.

Os expositores participaram ainda de rodadas de negócios, organizadas pelo Brazilian Business Group, possibilitando um maior networking entre as empresas e garantindo que muitos negócios e parcerias fossem feitos durante o evento.

Realmente, o evento pode ser qualificado como sucesso, embora precise de alguns ajustes. Ficou evidente que este formato dos painéis não funcionou, uma vez que foi montado um palco no meio do evento e o tráfego de pessoas interferia no interesse de quem queria ouvir as mensagens dos palestrantes.

Para a próxima edição, deve-se separar a feira dos painéis, pois assim será possível aos interessados absorver melhor. O ideal é ficar em uma sala anexa, a portas fechadas, com boa acústica, e tempo para os palestrantes responder algumas perguntas dos participantes. Sugeriria também a redução de painéis a fim de se tornarem mais produtivos. Também ficou claro que os convidados dos últimos painéis foram prejudicados, pois alguns expositores começaram a desmontar seus estandes e desviavam atenção dos ouvintes.

Enfim, são pequenas correções que podem ser feitas para 2019. Porém, por ter sido o primeiro, merece aplausos – sobretudo para Marcos Aguirre e Patrícia Machado, os organizadores da Brazil Expo Florida.

Esse foram os 15 painéis apresentados no evento:

– Sabor do Sucesso nos EUA, com Ricardo Mertens (Forno de Minas)

– C.A.S.E, com Osmar Gonçalves (OFG), Patrícia Machado (CCB) e Urbano Santos (CCB)

– Inovação Através de um Propósito, com Carlos Arruda, Ricardo Vontobel e Fábio Ruiz Cerqueira (LIDE)

– O Impacto da Tecnologia e Mobilidade para a sua Empresa, com Fernando Cariello (CuboStart), Marcelo Souccar (TOTVS) e Marcos Aguirre (Claro)

– Mídias Sociais e Comunicação Corporativa 360º , com Luiza Taveira (Facebook) e Diogo Boni (DB4)

– Como Trabalhar nos EUA, com Carlo Barbieri (Oxford Group), Marcio Matos (Trexus Consulting) e Manoel Suhet (BTD)

– Como o CENSUS Bureau pode ajudar o seu negócio, com Alexandra Barker (CENSUS Bureau)

– Tenha seu Produto Entregue ao Cliente, com Geraldine Waterhouse (DSV Air & Sea), Marco Gelonese (PrimeWay USA) e Carolina Molina (BraBox)

– Investimentos Imobiliários, como Eliseu Dama (Tower Home Loans), Washington Luiz (WAS Empreendimentos) e Sidney Felix (Felix Construtura)

– Soluções e Suporte para o seu Negócio, com Eduardo Cirino (Nexcar), Alexandre Lênin (Instituto Sintonia), Rony Moraes (Loyal Consulting) e Junior Gonçalves (T-Mobile)

– Educação em Negócios, com Alexandre Barreto (Unigran) e Fabiano Nagamatsu (Unigran)

– Finanças e Seguros, com Fernanda Machado  (Bank of America), Paula Rosa (Universal Insurance) e Irlaine Ribeiro (Universal Insurance)

– Pilares Fundamentais para o Sucesso do seu Negócio: Pesquisa de Mercado e Estratégias de Mercado, com Antonio Miranda (SGG International) e Valter Klug (Samba Rock).

– Sustentabilidade, a Rota de Inovação e Prosperidade, com Flavia Goldenberg (Schneider South America) e Adriana Machado (Briyah Institute).

– Como o Rotary Club pode Ajudar a Construir uma Nova Geração de Empreendedores, com Angelica Blakely (Rotary Club)

– Networking: Empresas de Mãos Dadas, com Alexandre Damiani (Recomendo em USA), Elton Oliveira (Recomendo em USA) e Ricarda Prado (AME).

A íntegra dos painéis pode ser assistida pela fanpage do Centro Comunitário Brasileiro (www.facebook.com/centrocomunitariobrasileiro).

O evento foi tão bom que tem muita gente já garantindo espaço para o próximo ano, inclusive nós da BizBrazil Magazine e AcheiUSA Newspaper.