Lesley Fair*

Imagine um técnico falando para uma equipe ao lado do campo: “Caras, tenho uma super estratégia que certamente fará vocês vencerem a partida, e estou vendendo por apenas $97. Quer saber sobre como fazer o gol? Bem, isto custará muito mais”. De acordo com o FTC (Federal Trade Commission) – órgão norte-americao que fiscaliza as práticas comerciais -, um grupo de operadores prometeu a seus clientes que ganhariam muito dinheiro se usassem o “programa” trabalhe de casa gastando somente poucas horas por semana. Aí, eles elevaram o custo dos “pacotes de coaching empresariais”, usando ainda argumentos enganosos sobre como ganhar dinheiro. Uma ação cível despertou o interesse das autoridades.

Fat Giraffe Marketing vendeu o que eles chamavam de Excel Cash Flow, Online Cash Commission e o Cash From Home Program. À primeira vista, os anúncios pareciam conter comentários independentes feitos por blogueiros ou repórteres. Eles incluíram logotipos de canais noticiosos e títulos chamativos como “Mãe Ganha $7,487/Mês e Você Não Acreditará Como Ela Faz!” Mas, depois que os clientes pagavam pelo “programa”, eram inundados com alternativas caras para adquirir o que eles chamavam de “consultas” individuais.

Segundo o FTC, programa do Fat Giraffe resultava em zero ganhos. Os comentários eram falsos, as histórias de sucesso eram inventadas e a mãe que ganhava muito dinheiro não existia. O acordo feito com as autoridades proíbe os acusados de divulgar qualquer oportunidade de negócios ou serviços de coaching empresarial para sempre.

Quer entrar em algum negócio? Siga estes passos para evitar cair em armadilhas.

Municie-se com informações. Antes de gastar dinheiro em um seminário, serviço ou programa que ensina como fazer dinheiro, consulte as fontes da FTC (nos EUA) sobre como trabalhar de casa ou iniciar um negócio.

Fique alerta para os custos adicionais. Muitos enganadores seguem uma fórmula. Eles atraem os clientes como um programa barato e depois usam táticas para pressioná-los a adquirir serviços muito mais caros. Nosso conselho é para você resistir a este assédio. Se você não alcançou os resultados desejados inicialmente, não dê mais dinheiro a eles.

Procurando por um coach? Junte-se ao nosso time. Por que pagar por serviços questionáveis de coaching quando empresários bem sucedidos em nossa comunidade podem dividir seus conhecimentos gratuitamente? Aproxime-se de um empreendedor experiente em seu bairro, local de trabalho, igreja, ou círculo de amizades. Convide-o para um café e absorva seus conselhos. A Administração de Pequenas Empresas (SBA, na sigla em inglês) possui recursos úteis, inclusive mentores voluntários para pequenas empresas afiliados ao programa SCORE da SBA.

Lesley Fair, advogada da Divisão de Consumidor e Educação Empresarial
Lesley Fair, advogada da Divisão de Consumidor e Educação Empresarial

O exemplo da ação tomada pela FTC nos Estados Unidos vale para todos lugares. Também no Brasil é comum ver “orientadores” prometendo ensinar como ganhar bastante dinheiro “trabalhando de casa”. Ora, se a fórmula é tão boa, ele dificilmente dividirá com você, porque ninguém quer compartilhar seus segredos de sucesso. Se está vendendo o produto, fique alerta. Não deve funcionar. Até porque quando a escola é demais, o santo desconfia, como diz o antigo ditado.