Após a assinatura pelo presidente Trump da histórica Lei de Ajuda, Ajuda e Assistência Econômica a Coronavírus (CARES), a administradora da SBA, Jovita Carranza, e o secretário do Tesouro, Steven T. Mnuchin, anunciaram esta semana que a SBA e o Departamento do Tesouro iniciaram um forte esforço de mobilização de bancos e outros empréstimos instituições para fornecer às pequenas empresas o capital necessário.

A lei CARES estabelece um novo programa de proteção de pagamento de US $ 349 bilhões. O Programa fornecerá alívio muito necessário a milhões de pequenas empresas, para que possam sustentar seus negócios e manter seus trabalhadores empregados.

“Essa parceria público-privada sem precedentes ajudará as pequenas empresas a acessar capital rapidamente. Nosso objetivo é posicionar os credores como o único ponto de contato para pequenas empresas – a aplicação, o processamento de empréstimos e o desembolso de fundos serão todos administrados em nível comunitário ”, disse a administradora Jovita Carranza. “Velocidade é a palavra chave; as solicitações para o capital de emergência podem começar já nesta semana, com os credores usando seus próprios sistemas e processos para fazer esses empréstimos. Continuamos comprometidos em apoiar os mais de 30 milhões de pequenas empresas e seus funcionários de nosso país, para que eles possam continuar sendo o combustível do motor econômico de nosso país”. “Esta legislação fornece empréstimos para retenção de pequenos negócios para fornecer oito semanas de folha de pagamento e certas despesas gerais para manter os trabalhadores empregados”, disse o secretário Mnuchin. “O Tesouro e a Administração de Pequenas Empresas esperam ter esse programa em funcionamento até 3 de abril, para que as empresas possam acessar um SBA 7 (a) credor, banco ou cooperativa de crédito participante, solicitar um empréstimo e ser aprovado no mesmo dia. Os empréstimos serão perdoados desde que os fundos sejam utilizados para manter os funcionários na folha de pagamento e para outras despesas.”

O novo programa de empréstimos ajudará as pequenas empresas com sua folha de pagamento e outras despesas operacionais da empresa. Ele fornecerá capital crítico às empresas sem requisitos colaterais, garantias pessoais ou taxas da SBA – tudo com uma garantia de 100% da SBA. Todos os pagamentos de empréstimos serão adiados por seis meses. Mais importante ainda, o SBA perdoará a parte do produto do empréstimo usado para cobrir as primeiras oito semanas de custos da folha de pagamento, aluguel, serviços públicos e juros de hipotecas. O Paycheck

Protection Program foi projetado especificamente para ajudar pequenas empresas a manter sua força de trabalho empregada. Visite SBA.gov/Coronavirus para obter mais informações sobre o Paycheck Protection Program. 

O novo programa de empréstimos estará disponível retroativamente a partir de 15 de fevereiro de 2020, para que os empregadores possam recontratar seus funcionários demitidos até 30 de junho de 2020.

Termos e Condições do Empréstimo 

Empresas qualificadas: todas as pequenas empresas, incluindo organizações sem fins lucrativos, organizações de veteranos, interesses tribais, propriedades individuais, trabalhadores independentes e contratados independentes, com 500 ou menos funcionários ou maior que o número de funcionários definido pelo SBA como tamanho padrão para certas indústrias. 

Montante máximo do empréstimo de até $10 milhões 

Perdão de empréstimo se os recursos utilizados para custos com folha de pagamento e outras despesas operacionais comerciais designadas nas 8 semanas após a data de originação do empréstimo (devido à provável alta assinatura, prevê-se que não mais de 25% do valor perdoado possa ser para não-folha de pagamento custos). Todos os empréstimos deste programa terão os seguintes recursos idênticos:

·    Taxa de juros de 0,5%

·    Prazo de 2 anos

·    Primeiro pagamento diferido por seis meses

·    100% de garantia da SBA

·    Nenhuma garantia

·    Sem garantias pessoais

·    Nenhuma taxa de devedor ou credor pagável à SBA

O anúncio da SBA vem na sequência de uma série de medidas tomadas pela Agência desde a Declaração de Emergência do Presidente para fornecer rapidamente capital a empresas em dificuldades financeiras afetadas pela pandemia de Coronavírus (COVID-19).

Desde 17 de março, a SBA segue as seguintes etapas: 

·         Declarou todos os estados e territórios elegíveis para assistência ao empréstimo para desastres por lesões econômicas

·         Diferimento de 1 ano nos empréstimos para desastres por lesões econômicas concedidos devido ao COVID-19

·         Adiamento automático de empréstimos anteriores para desastres para proprietários e empresas até 2020

·         Isenção de adornos até 2020 

Visite SBA.gov/Coronavirus para obter mais informações sobre a assistência da SBA às pequenas empresas.