A confiança do comércio em SP teve crescimento de 0.8% em dezembro de 2019, em relação ao mês de novembro. O índice IFECAP do último mês do ano chegou a 130.27 pontos na série com ajuste sazonal. O mesmo crescimento se repete em relação ao mês de dezembro de 2018. Esse foi o quarto mês de crescimento moderado, mas contínuo no indicador. Esse também foi o maior valor registrado para o IFECAP no ano de 2019.

A percepção dos empresários em relação ao momento atual em todos os meses do ano de 2019 puxou o índice para baixo, com o mínimo de 106.28 em agosto e máximo de 118.57 pontos em janeiro. No mês de dezembro, o índice registrou 109.45 pontos, mais uma redução, desta vez de 0.7% em relação ao mês de novembro e uma queda expressiva de 8.3% na comparação com os números do mesmo mês do ano anterior. As expectativas quanto a resultados futuros, por sua vez, em todos os meses do ano ficaram acima de 150 pontos, registrando em dezembro seu maior valor (161,5), alta de 2.4% em relação ao mês de novembro e 12% em relação ao mês de dezembro de 2018.

Índice Momento Atual

O Índice Momento Atual, como anotado acima, nesse mês apresentou nova redução, consequência da frustração entre expectativas e resultados. O Momento Atual de Vendas e a Situação Atual dos Negócios tiveram um declínio de 3.5% e 0.9%, respectivamente, quando comparado ao mês anterior. Já a avaliação do Momento Atual das Encomendas apontou crescimento de 2.6%. Os números em relação ao Momento Atual são negativos na comparação com os resultados do mesmo mês do ano anterior, o Momento Atual das Vendas registrou queda de 13.9% e o Momento Atual das Encomendas, 10.8%.

Índice Futuro

O Índice Futuro registrou crescimento de 2.4% na comparação com o mês de novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado foi puxado pelo otimismo em relação às Vendas Futuras, com alta de 3.4%, e no Índice Futuro de Encomendas, também com alta, mas de 1.3%. O Índice Futuro também registrou aumento, de 12%, na comparação com dezembro do ano anterior.

Empresas

Os resultados em relação ao porte da empresa mostram que a confiança, no mês de dezembro, é maior entre as empresas de grande (151.21) e médio porte (150.5). Os microempresários e as pequenas empresas, apesar de otimistas, continuam com ânimos moderados: o IFECAP para as pequenas empresas chegou a 134.6 pontos e 122.5 pontos para as microempresas.

Índice IFECAP

O IFECAP — Índice FECAP de Expectativa nos Negócios é realizado há mais de 12 anos e consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. A coleta de dados avalia mensalmente a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses. A pesquisa é realizada sempre na semana do dia 15 do mês corrente, captando a percepção do empresário em relação às micro, pequenas, médias e grandes empresas.

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; evolução das vendas no período atual; e avaliação da situação geral dos negócios;

• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;

• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. Esta instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5.7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.