Trinta e quatro satélites que integrarão a constelação OneWeb estão prontos para serem lançados de Baikonur, no Cazaquistão. Os satélites chegaram em duas remessas, incluindo um na semana passada, e foram testados e instalados no compartimento de transporte do foguete Soyuz-2.1b. O lançamento está programado para quinta-feira, 6 de fevereiro, às 21:42 (GMT).

“Este lançamento será um enorme passo à frente para o OneWeb em direção à nossa ambição de melhorar a conectividade global. Esses 34 satélites se unirão aos seis que já operam com perfeição em órbita. Nossa joint venture OneWeb Satellites está produzindo dois satélites por dia — do mesmo jeito que a Airbus fabrica aviões”, afirmou Jean-Marc Nasr, diretor da Airbus Space Systems.

Os satélites fabricados a 1/50 do custo de uma espaçonave tradicional são todos equipados com propulsores de plasma, permitindo que atinjam sua posição correta em baixa órbita terrestre a 1.200 km de altitude.

“Assistir ao lançamento pela Soyuz do primeiro lote de satélites construídos em nossa fábrica será a realização de uma jornada de quatro anos”, completou Tony Gingiss, CEO da OneWeb Satellites. “Nossa fábrica continua aumentando e agilizando a produção para entregar cada vez mais lotes”, conclui.

A constelação OneWeb inicialmente fornecerá conectividade global com 650 satélites e tem missão de fornecer, até 2021, conectividade de alta velocidade à internet, para que ela seja acessível para todos, em todos os lugares.

Após este primeiro lançamento em Baikonur, a OneWeb planeja lançar cerca de 30 satélites com foguetes Soyuz todos os meses.

Sobre a Airbus

A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.