Por Marcos Farber
Passados quatro anos da última Copa realizada no Brasil e sem grandes lembranças para os brasileiros e para aqueles que amam o futebol, o maior espetáculo do planeta invade a Rússia com grande expectativa ao agregar as nações, mostrar o que há de melhor neste esporte e integrar parcialmente os povos.
No Brasil, a chegada de um evento como este é esperada por grande parte da população mesmo com estudos recentes mostrando que o povo brasileiro está perdendo o interesse pelo esporte bretão. Desinteresse gerado por alguns fatores, entre eles, corrupção no esporte, crise econômica e outros.
Esses fatores levaram as empresas diminuir os investimentos na Copa e optar por mostrar sua marca nas mídias tradicionais em eventos nada relacionados à Copa do Mundo. Podemos constatar que nesta Copa empresas que tradicionalmente direcionam seus recursos para o evento continuam apostando, porém, com verbas menos expressivas.
Trata-se de um grande erro que as empresas cometem, pois comprometem a visibilidade das marcas, uma vez que continuam mostrando as mesmas de formas tradicionais e arcaicas. Uma ferramenta importante usada no marketing esportivo (ativações de patrocínio) é a forma como a marca cria engajamento, fidelização e se aproxima do cliente, porém, ainda se encontra em segundo plano, tanto pelos empresários como para os gestores esportivos que ainda enxergam o patrocínio tradicional como uma solução única para valorizar a marca e gerar receita.
Diferentemente do Brasil e alguns países onde o futebol é adorado e praticado, entre eles Argentina, Espanha Alemanha por exemplo, podemos ver que o considerado maior espetáculo da terra é apenas um evento no calendário mundial com coberturas de forma muito tímida e por conseguinte com baixos investimentos em relação às suas marcas.
Agora é torcer. Torcer por um grandioso evento, um entrelaçamento entre os povos e uma conscientização das empresas de que o maior desafio das suas marcas é alcançar aquilo que no marketing chamamos do quinto “P”: Paixão. E quando mexemos com este sentimento do torcedo, meio caminho é andado nas suas estratégias para alcance dos objetivos propostos.
Recent Comments