O 25º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental vem reconhecendo as melhores iniciativas do setor industrial quando o assunto é sustentabilidade. No total, 365 empresas já participaram do prêmio que contou com mais de 662 projetos inscritos. Todos juntos possibilitaram que 10 milhões de toneladas de resíduos sólidos deixassem de ser geradas e 429 mil toneladas de insumos e matérias-primas não fossem consumidos.

Somados, esses e vários outros indicadores resultaram em uma economia de mais de R$ 2,5 bilhões para as empresas. E, consequentemente, em um meio ambiente mais equilibrado. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima terça, 4 de junho, às 18h.

Entre as iniciativas que foram desenvolvidas e premiadas ao longo desses anos, está o projeto da empresa Habitar Construções Inteligentes, que criou um sistema produtivo para a construção civil baseado no conceito zero entulho. Por meio de softwares, os engenheiros da empresa criam as paredes da construção já com toda a estrutura interna, reduzindo o tempo da obra, sem gerar desperdício e com redução de custos de até 30%.

Uma revolucionária unidade de tratamento de resíduos sólidos capaz de devorar restos perigosos ao meio ambiente foi a criação da Solum Ambiental, que teve sua iniciativa reconhecida por uma das edições do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental. A máquina, chamada de Vorax, é capaz de processar de duas a 220 toneladas de resíduos sólidos por dia. Desse processo, ainda são gerados gases que se transformam em energia e pedrinhas que podem ser utilizadas na construção civil.

Outro case que mostra como a indústria é personagem principal da economia sustentável é o da empresa HP Brasil que foi premiada por implantar um ecossistema de economia circular único, capaz de reintroduzir em novas impressoras tanques de tinta até 20% da matéria-prima proveniente desse ciclo de logística reversa. O resíduo foi recolhido, tratado e volta a ser equivalente a uma matéria-prima virgem.

Ford Brasil, Eaton, BASF, Eletropaulo são algumas das empresas que já tiveram suas iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental.

O incentivo às empresas reconhecidas vem por meio de troféus e placas de menção honrosa. Serão premiados projetos finalistas em cada categoria: micro e pequeno porte; médio e grande porte e responsabilidade socioambiental.

De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, Nelson Pereira dos Reis, crescer de forma sustentável é buscar evoluir socioeconomicamente, mas de uma forma orientada a não comprometer as gerações futuras. “Toda empresa trabalha forte para ampliar sua produção. Mas isso precisa ser feito de uma maneira sustentável para o meio ambiente, respeitando o que uma sociedade depende para sobreviver, como o abastecimento de água e energia. É por isso que a Fiesp estimula a indústria paulista a criar soluções para continuar atuando de forma eficiente, mas com a consciência necessária”, informa.

SERVIÇO:

25º PRÊMIO FIESP DE MÉRITO AMBIENTAL

Data e hora: 04 de junho de 2019, às 18h

Local: Espaço Nobre – 15º andar do Prédio da FIESP na Avenida Paulista

Mais informações: Mariana Soares

Fone: 11 3549.4484 / 97505.6242

mariana.soares@sesisenaisp.org.br