Localizado no térreo de um prédio imponente em Aventura, está The Q Kapital Group. O nome pode ser intrigante, entretanto, o serviço prestado pela companhia é de primeira. Afinal, ela está há mais de 20 anos no segmento de serviços financeiros imobiliários e ocupa atualmente o primeiro lugar na indústria hipotecária do Sul da Flórida… e estão em plena expansão.

Os principais tomadores de empréstimo imobiliários na Florida são estrangeiros vindo da América Latina. Algo bem lógico, pois os sócios Mauricio Ordoñez, Gastón Schneider e David Hassan são colombiano, argentino e venezuelano. Claro que os clientes brasileiros representam um percentual significativo do faturamento do The Q Kapital Group: cerca de 30%. Para cuidar de nossos patrícios, a companhia destacou Michele Vainstok, com dez anos de experiência no setor de empréstimos imobiliários – oito no Brasil e dois nos EUA.

Essa corretora de financiamentos imobiliários tem seu foco nos estrangeiros – na verdade, 90% de seus clientes não são cidadãos americanos. E por que? Michelle explica: “É um mercado atraente porque entre 20 e 30% de estrangeiros compradores de imóveis nem sabem que podem pegar financiamento aqui com programas especialmente elaborados para estrangeiros, assessoria em seu próprio idioma, taxas de juros atraentes, e sem muito burocracia”.  Sem falar na demanda crescente de estrangeiros vindo morar na Florida. Segundo estudos do US CENSUS BUREAU 900 pessoas mudam para Florida por dia..

https://issuu.com/isgworld/docs/mr-2018_single_pages

Incrivelmente, o processo de liberação de financiamento para compra de imóveis para um estrangeiro é menos burocrático do que aquele exigido para um cidadão americano. No caso dos locais, o agente financeiro (bancos, corretoras etc.) exige uma criteriosa comprovação de renda, bom crédito, estabilidade e constância da renda e outros requisitos. Para os estrangeiros, no entanto, basta em alguns casos apresentar uma declaração de renda emitida por um contador do país de origem acompanhada de extratos e referência bancaria para obter a liberação do financiamento, e a taxas de juros similares àquelas pagas pelos cidadãos americanos. A comprovação de renda é toda feita pelo Brasil e não precisa ter nenhum visto especifico para a aquisição do imóvel. O que muda é o down payment (entrada), exigindo-se o percentual de 30% para casas ou 35% para apartamentos.

A tarefa do The Q Kapital Group é fazer um levantamento para obter as melhores condições de financiamento de acordo com perfil do cliente e do imóvel. “Como trabalhamos com empreendimentos imobiliários, muitas vezes o banco X já concedeu muitos empréstimos para um determinado empreendimento, então temos de buscar financiamentos no banco Y. O importante é atender os clientes e oferecer alternativas”, esclarece a especialista em crédito imobiliário.

Entretanto, algumas vezes, por ausência de algum documento, o cliente não consegue o financiamento bancário, cujos juros giram em torno de 5% ao ano. Neste caso, Michelle diz ser possível o cliente obter financiamento junto aos financiadores privados – como se fosse uma Companhia Hipotecaria no Brasil. A documentação nesse caso é apenas extratos bancário e passaporte, todavia, as taxas de juros ficam entre 8.5% e 12% – “nada que intimide muito os brasileiros”.

Os financiamentos imobiliários são destinados tanto para imóveis residenciais, como para imóveis para investimentos(triple N, short-term, condo-hotel, flip) e imóveis comerciais (compra de salas de escritórios, galpões industriais, armazéns etc.). “A certeza de obter um financiamento aqui dá tranquilidade ao estrangeiro. Ao usar este recurso, o comprador não precisa liquidar seu patrimônio no Brasil e ainda evita ter de pagar aluguel – algo complicado e caro. Ou seja, é mais fácil (e lucrativo) adquirir um imóvel, e financiado”, assegura Michelle. E ainda podem em alguns casos, abater os juros pagos no imposto de renda! Genial, não?

No país onde o capitalismo impera, o importante é saber usar as ferramentas adequadas para se capitalizar. Contudo, é preciso sempre estar dentro das regras do jogo. De nada adianta ter todas essas facilidades se o investidor não puder comprovar origem do dinheiro. “Sempre realizamos pesquisa sobre os interessados em investir a fim de evitar supresas desagradáveis. Claro que não fazemos negócios com pessoas cuja procedência do dinheiro é nebulosa”, assegura esta especialista em financiamento imobiliário. A The Q Kapital Group está licenciada para operar em New York e Flórida, estado que detém a maioria dos negócios. “Nesta área é preciso saber como funciona o sistema e eu tenho pleno conhecimento disto”, finalizou ao lembrar seu conhecimento dos sistemas brasileiro e americano.