Logo após o Departamento do Trabalho dos EUA divulgar o aumento dos pedidos iniciais de seguro desemprego, o Banco Central americano anunciou uma nova linha de empréstimos de $2.3 trilhões em apoio às empresas e comunidades afetadas pela pandemia de coronavírus, numa tentativa clara de preservar empregos e criar condições para a retomada econômica.

A medida destinará $600 bilhões em dinheiro novo para empresas com até 10 mil funcionários ou faturamento de $2.5 bilhões em 2019, de acordo com as regras anunciadas pelo próprio Federal Reserve. A perspectiva é fazer o dinheiro chegar às 40 mil empresas de médio porte e manter empregados cerca de 35 milhões de americanos.

Em meio a tudo isso, chama a atenção o período de quatro anos para a utilização do recurso, o que claramente indica que o Federal Reserve prevê uma recuperação pós-pandemia bem mais lenta do que se imaginava inicialmente.

Além disso, outro ponto que desperta preocupação é sobre a quantidade de dinheiro que está sendo impresso e injetado na economia. Isso porque, até o momento, a crise se orienta pela forte queda do consumo e colocar dinheiro demais no mercado abre brecha para uma crise de crédito no futuro.

De qualquer forma, a medida anunciada hoje complementa o pacote de assistência de $350 bilhões para as empresas com até 500 funcionários anunciado na semana passada após a votação de um gigantesco pacote de estímulo de $2.2 trilhões. Com isso, o Fed está mostrando um forte comprometimento no combate à crise. Resta saber se o modelo será sustentável no longo prazo.

Sobre a Capital Research

A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a “Carteira de Ações”, a “Carteira de Renda Fixa” e a “Carteira de Fundos Imobiliários”.

Ernani Reis é analista da Capital Research