A poucos dias do início das férias de julho, muitas pessoas que pretendiam viajar para o exterior estão revendo seus planos. Ainda assim, para quem não quer passar o mês em casa essa é uma ótima oportunidade de explorar destinos nacionais, economizar.
Zarpo, agência online de turismo premium, listou alguns destinos e pacotes para as regiões Nordeste e Sul do país, ótimas para relaxar e recarregar as energias. Em Maceió (AL), o Jatiúca Resort, está localizado em uma das praias mais prestigiadas da cidade e oferecer uma infraestrutura completa com duas piscinas, quadras de futebol e tênis, circuito de aventuras.
A capital do Rio Grande do Norte é conhecida pelos seus 400 km de belas praias que contam com dunas, recifes, falésias e piscinas naturais. Localizado na praia da Ponta Negra, o Ocean Palace Beach Resort oferece aos seus hóspedes um parque aquático com dois bares e 14 piscinas, desde hidromassagem até raia para natação e piscina com correnteza.

Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira
A região Sul e Sudeste do país são as mais recomendadas para quem quer apenas relaxar, o Fazenda Vale da Mantiqueira, em Virginia, sul de Minas Gerais, está localizado 900 m de altitude em meio à natureza do interior e conta com uma infraestrutura completa para quem quer se desligar da correria do dia a dia. Já o Vale Suíço Resort, na Serra da Mantiqueira, conta com o Parque Aquático Du Soleil, que dispõe de cinco piscinas, deck, toboáguas para adultos e crianças, cascata, playground aquático, é recomendado para quem viajar com crianças.
Para o cofundador do Zarpo, Eloi Dechery, o aumento da cotação da moeda americana não deve afetar tanto os negócios da empresa. “Buscamos sempre equilibrar as nossas ofertas entra pacotes nacionais e internacionais. Mesmo com a valorização do dólar estamos preparados para oferecer opções de pacotes nacionais aos nossos clientes que sejam tão interessantes quanto os destinos fora do Brasil a um valor mais atrativo”, afirma o executivo.
Turismo internacional
Eloi Dechery acredita que a baixa do real pode ajudar o turismo internacional no Brasil a longo prazo, sobretudo para os hotéis de lazer, especialmente no Nordeste. “Apesar da riqueza em pontos turísticos, o Brasil ainda peca em infraestrutura, fator essencial para atender um aumento da demanda de turistas – sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Alguns exemplos disso são as cidades de Bonito e Nobres, no estado do Mato Grosso. Para chegar em Bonito de avião o volume de malha aérea ainda é baixo e atende apenas em alguns dias da semana, já em Nobres a infraestrutura das estradas ainda não é ideal para deslocamento o que, consequentemente, dificulta o contato às regiões que possuem grande diversidade de pontos turísticos”, exemplifica.
Como especialista em turismo, Eloi salienta o fato de Brasil ter contra si a distância para EUA e Europa, os maiores mercados do mundo. “O ideal é focar em um turismo de qualidade para esses públicos, com o objetivo de desenvolver e proteger alguns destinos de forma adequada para atingir um público diferenciado. Fernando de Noronha é um bom exemplo de destino muito bem protegido, mas a infraestrutura ainda não chegou no mesmo patamar”, admite.
Ele insiste que investimentos em Infraestrutura são primordiais para ofertar destinos que possuem grande potencial e melhor adequação a fim de atrair um público diferenciado. Nem mesmo a opção All-inclusive é receita para incrementar o turismo brasileiro. “A modalidade All-Inclusive, apesar de funcionar muito bem no cenário brasileiro e ter crescido bem nos últimos anos, não pode ser a única solução para o mercado brasileiro. Um resort All-Inclusive que conta como atrativo apenas sol e praia compete com destinos muito mais baratos e mais próximos – como uma viagem dos EUA para a República Dominicana, ou da Europa para a África do Norte. Por isso o turismo de qualidade e infraestrutura completa dentro e fora do hotel deve ser fomentado para agregar um diferencial que traga mais turistas”, afirma Eloi Dechery..
Sobre o Zarpo
Zarpo é agência de viagens online líder no segmento premium e oferece aos 6 milhões de brasileiros cadastrados no site, privilégios exclusivos e descontos especiais com uma rede selecionada de parceiros hoteleiros e companhias aéreas. A startup aumentou sua atuação de maneira acelerada ao priorizar viagens de alta qualidade junto com um atendimento ao consumidor exemplar e customizado.
Ceará quer atrair turistas americanos para o estado
Pelo menos um estado nordestino parece ter aberto os olhos para esse potencial turístico. O governo do estado do Ceará pretende ampliar a presença de turistas americanos no estado, que, atualmente, é de apenas 3%. Para incrementar este crescimento, a representante de Marketing do Estado, Lívia Rolim, capitaneou o evento realizado na terça-feira (12) em Miami Beach no Coco Bambu – por sinal, restaurante cearense com presença marcante na cidade.

Canoa Quebrada, uma das belezas do Ceará
Durante a apresentação, marcada basicamente para as agências de turismo que operam no sul da Flórida, o diplomata Rodrigo Fonseca, titular do Setor Comercial do Consulado-Geral do Brasil em Miami, mostrou as belezas naturais do Ceará. Aliás, não faltam locais bonitos no Ceará. Desde a capital, Fortaleza, até as badaladas praias de Jericoacara e Canoa Quebrada, passando pelo Cariri, ponto de peregrinação dos devotos do Padim Ciço.
Os donos de agências de viagem do Sul da Flórida ficaram interessados em vender Ceará como destino turístico para os americanos, atualmente procurado majoritariamente pelos europeus, sobretudo, portugueses, italianos e franceses. Fatores geográficos ajudam a explicar a ida de mais turistas da Europa ao Ceará, uma vez que as distâncias são menores por ficar no mesmo meridiano. Já para os americanos, a distância é maior e, ainda por cima, há a forte concorrência dos países do Caribe, da América Central e México. Entretanto, a descoberta de novos destinos turísticos pode ser um excelente atrativo para os americanos. Afinal, o ser humano está sempre em busca de novidades.
Lívia admitiu que nesse momento os projetos de incentive ao turismo no estado estão parados em decorrência das eleições. Entretanto, de acordo com as pesquisas, são boas as chances de o governador Camilo Santana se reeleger. Aí, os investimentos do governo do Ceará na promoção do turismo serão substanciais. Assim, espera-se um aumento da geração de renda em função do turismo – tanto doméstico como internacional. E Ceará pode também ser beneficiado com a biaxa do real perante o dólar.
Recent Comments