Após receber autorização do Banco Central para operar, a BMP Money Plus será a primeira fintech a lançar no Brasil os serviços propostos no novo modelo de instituição financeira, a Sociedade de Crédito Direto (SCD), que é uma instituição financeira que realiza operações de empréstimo, financiamento e aquisição de direitos creditórios exclusivamente por meio de plataforma eletrônica, com o uso de recursos financeiros que tenham como única origem capital próprio.
Atuando há 10 anos no mercado de crédito e tecnologia, a nova SCD já tem estrutura montada para disponibilizar aos seus clientes e parceiros suas operações, o que a coloca na frente das demais. “O intuito é desenvolver e conectar cadeias de negócios através da oferta de crédito, estimulando a participação de empresas e segmentos que ainda estão em compasso de estudo sobre as novas tecnologias, desta forma auxiliaremos no aumento da competitividade em nosso setor”, como destaca o CEO da companhia, Carlos Eduardo Benitez.
A expectativa da BMP Money Plus para os próximos 12 meses é atingir 500 mil clientes atendidos em todo o território nacional, gerando um volume de crédito de R$ 3 bilhões.
O modelo de operação da BMP Money Plus tem como objetivo melhorar a qualidade do crédito, utilizando a conectividade entre as partes envolvidas em cada cadeia de negócio. Através de ferramentas de machine learning e inteligência artificial que possibilitam a exatidão no processo, há o auxílio nas tomadas de decisão durante a análise de crédito.
Além de realizar as operações, a SCD pode prestar os seguintes serviços: análise de crédito para terceiros; cobrança de crédito de terceiros; atuação como representante na distribuição de seguro relacionado com as operações, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP); e emissão de moeda eletrônica, nos termos da regulamentação em vigor.
“A grande diferença nesta nova operação em comparação com outras instituições financeiras tradicionais é o fato de que não será possível captar recursos de terceiros, pois só se pode operar com recursos próprios, e a SCD somente poderá atender solicitações de crédito por meio de plataforma online”, frisa o CEO.
O novo modelo de negócio, com a oferta de crédito sendo efetivada via plataforma eletrônica, já é praticado em países como Estados Unidos, Europa e Ásia e, para obter a autorização do Banco Central, no Brasil, a BMP Money Plus teve que seguir uma série de diretrizes, como a SCD deve ser constituída sob a forma de sociedade anônima; observar permanentemente o limite mínimo R$ 1 milhão em relação ao capital social integralizado e ao patrimônio líquido; o funcionamento da SCD depende de prévia autorização do Banco Central do Brasil e processo de autorização para funcionamento da SCD deve ser instruído com a apresentação de requerimento, mediante protocolo, ao Banco Central do Brasil, com a entrega de uma série de documentações.
Para se adequar de forma ágil, eficiente e satisfatória à nova modalidade digital, a BMP Money Plus, que já é uma instituição financeira constituída desde 2009, direcionou sua estratégia para a automatização de todos os seus processos na oferta de produtos financeiros, criando um headquarter próprio de tecnologia com desenvolvedores e sistemas proprietários, atuando através de um sistema híbrido de operação end-to-end atendendo toda a demanda de uma cadeia de produção, demonstrando que a tecnologia somente funciona se houver a “inteligência do negócio” envolvida. A Instituição se manteve focada em construir um ambiente seguro, protegido e plenamente segregado, de forma, que cada parceiro, cliente ou fornecedor, tivesse uma experiência única incorporada a estratégias tecnológicas atípicas e diferentes dos modelos tradicionais existentes no mercado financeiro.
Desta forma, a estrutura já estava pronta para atender às exigências do Banco Central na constituição da SCD.
“Haverá uma melhoria no processo de oferta e aquisição de produtos financeiros, transformando a experiência do cliente, trazendo eficiência para o processo das instituições financeiras e, como benefício ao mercado, a redução no custo das operações e do spread bancário”, explica.
Clientes ganham agilidade na contratação do crédito
Os produtos financeiros oferecidos pela BMP Money Plus SCD S/A desde o seu início serão crédito para empresas, financiamento de veículos, crédito direto ao consumidor e crédito consignado privado. A oferta dos produtos se dará conectada a plataformas digitais próprias e de seus parceiros que atuam nos segmentos de marketplace, empresas de meios de pagamento e credenciadoras, portais de e-commerce e o mercado automotivo.
“Com a operação da SCD clientes da BMP Money Plus terão como vantagem a agilidade na contratação do crédito, sem a burocracia de uma operação de crédito tradicional, com trâmites totalmente eletrônicos”, garante o CEO da empresa.
Recent Comments