A ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs) representa o Brasil no primeiro acordo de cooperação internacional entre associações de fintechs, assinado com a Índia, como primeiro passo para uma futura aliança entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A assinatura do acordo aconteceu na terça-feira, 23 de abril, em conferência em Mumbai, na Índia, em evento acompanhado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e pelo governo indiano.

“Com essa iniciativa, poderemos dar início a intercâmbios de conhecimento em inovação e tecnologia com o ecossistema da Índia. Neste país parceiro existem importantes centros de excelência em tecnologia”, conta Ingrid Barth, diretora da ABFintechs, que assina o acordo de cooperação internacional. “Nós, fintechs brasileiras, podemos avançar mais rápido nos desafios se soubermos como eles estão lidando com os deles, já que os ambientes são similares em diversos aspectos”.

Nesta conferência, serão exploradas as primeiras oportunidades de cooperação e parceria entre as fintechs do Brasil e da Índia. Ambas as economias estão em processo de modernização pela inclusão financeira promovida pelas fintechs, startups de tecnologia que atuam com produtos e serviços financeiros inovadores e disruptivos.

Sobre a ABFintechs

A ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs) possui cerca de 350 fintechs associadas e representa as iniciativas empreendedoras que promovem as maiores inovações em serviços financeiros em prol da sociedade brasileira. Fundada em outubro de 2016, tem como propósitos a geração de negócios, aproximação com órgãos reguladores e impacto social.