Rosario Méndez, advogada da Divisão de Consumidor e Educação Empresarial da Comissão Federal do Comércio (FTC), alerta sobre espertalhões que se aproveitam de momentos como este para lucrar com a boa fé alheia.

Após o incêndio devastador que destruiu a famosa e historicamente importante Catedral de Notre Dame em Paris, surgiram muitas iniciativas a fim de arrecadar dinheiro para sua reconstrução. Muitas pessoas generosas decidiram contribuir – e os golpistas sabem disto. Eles estão sempre prontos para receber doações também, então, antes de fazer qualquer doação, é preciso analisar qual organização ou fundo de coleta está por trás disto.

Inicie sua pesquisa online colocando o nome da organização juntamente com a palavra “complaint (reclamação)” ou “scam (golpe)”. Leia o que as outras pessoas falam sobre aquela organização. Isto pode ajudar na pesquisa.

É importante indagar. Se você receber uma ligação solicitando dinheiro para ajudar a reconstruir a Catedral, pergunte de que maneira exatamente seu dinheiro será usado. Pesquise bastante antes de efetuar uma doação para alguma organização que você não conhece.

Fundos de crowdfunding podem não monitorar como as doações são gastas. Arrecadadores de donativos online devem informar quem está recebendo sua doação e como seu dinheiro é encaminhado para uma instituição de caridade. Devem ainda dizer se cobram algum tipo de taxa por este trabalho. Esses detalhes devem estar bem claros e fáceis de serem encontrados. Caso os detalhes não estiverem claros, considere colocar o dinheiro de sua doação em outra instituição.

Doações para organizações estrangeiras geralmente não são dedutíveis do imposto de renda. Se as deduções forem importantes para você, certifique-se de que o grupo esteja estabelecido nos EUA. Cheque se há Isenção de Imposto da Organização e se pode ser usada junto ao IRS. Lembre-se que doações para indivíduos, como crowdfunding, não são dedutíveis para efeito de declaração de impostos.

Para mais dicas sobre como doar conscientemente e evitar golpes, acesse FTC.gov/Charity. Leia o artigo Before Giving to a Charity (Antes de Doar para uma Instituição de Caridade) para dicas específicas sobre como doar através da mídia social e administrar as ligações dos telemarketers.