Os golpistas são especialistas em mudar de tática e alterar suas mensagens para pegar as pessoas desprevenidas. Isto é especialmente verdade, pois eles aproveitam as ansiedades relacionadas ao coronavírus. Aqui está um alerta rápido sobre alguns golpes atuais de impostos governamentais usando o COVID-19 que estão aparecendo em nosso radar.

Golpes do Medicare

Os golpistas podem telefonar para oferecer coisas como um “kit COVID-19”, “pacote Coronavirus” ou benefícios do Medicare relacionados ao vírus. Mas solicitarão que você verifique as informações pessoais, como sua conta bancária, previdência social ou números do Medicare. Se você receber uma ligação de alguém que diz ser um representante do Medicare e que solicitar essas informações, desligue. É uma farsa, não um chamado do Medicare. Informe ao FTC em ftc.gov/complaint.

Mensagens de pagamento de alívio de “agências governamentais”

O FTC está recebendo muitos relatórios sobre chamadas, textos e e-mails fraudulentos vindos de pessoas que fingem ser da Administração de Seguridade Social, IRS, Censo, USCIS e FDIC. Essas mensagens falsas do governo podem indicar que você é aprovado para receber dinheiro, pagamentos de ajuda rápida ou doações em dinheiro devido ao Coronavírus. Os golpistas também podem prometer empréstimos a pequenas empresas ou enviar um alerta (phishing) de que um cheque está pronto para ser retirado. Todos esses são golpes, e nenhuma dessas mensagens vem de uma agência governamental. Se você responder a essas chamadas ou mensagens, eles poderão solicitar dinheiro, informações pessoais ou ambas. Não dê. E lembre-se de que o sinal mais seguro de uma fraude é quem pede que você envie dinheiro, pague com um cartão-presente, transfira dinheiro ou pague com criptomoeda. Fique por dentro de todos os tipos de golpes de impostores visitando ftc.gov/imposters e inscreva-se nos Alertas de Consumidor do FTC para obter as últimas informações sobre todos os tipos de golpes.