A Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina) promoverá o seu III Encontro nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2020, com o tema “O Sul Global no contexto da disputa hegemônica China-EUA”. O evento será realizado no formato virtual e as inscrições são gratuitas. Neste ano, a organização está sob a responsabilidade do Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco (IEASIA/UFPE), em colaboração com diversas outras instituições ligadas à Rede.

O Encontro estava previsto inicialmente para acontecer de maneira presencial na cidade do Recife, no entanto, devido à pandemia de covid -19, o evento ocorrerá 100% online, aberto à toda sociedade mediante inscrições. Isso deverá ampliar o alcance e a relevância da iniciativa, sobretudo em um momento no qual a existência de fóruns acadêmicos e institucionais que permitam uma maior compreensão acerca da China se mostra de grande importância, especialmente no Brasil.

A programação conta com as presenças do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e da cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, além de palestras e debates com convidados(as) de vários estados brasileiros e de outros países. Além de acadêmicos(as) das principais universidades nacionais, também participarão do evento pesquisadores(as) da China University Foreign Affairs, Shanghai Jiao Tong University e do Shanghai Institute for International Studies (SIIS).

Ao todo, o Encontro terá dez mesas que abordarão temáticas variadas. Entre elas, os papeis do Brasil e da China na política internacional, a recente disputa comercial sino-americana e seus reflexos para a América Latina, os efeitos da atual pandemia na geopolítica mundial, inovação tecnológica, protagonismo feminino, finanças e bancos, etc.

Histórico

A RBChina foi lançada em novembro de 2017 e atualmente é integrada por mais de 200 pessoas, entre acadêmicos(as), diplomatas, advogados(as), jornalistas, artistas, empresários(as) e estudantes, espalhados(as) pelos diversos estados brasileiros e por outros países. Trata-se de uma rede em processo de ampliação, que tem se consolidado como um importante fórum nacional dedicado à China. Desde então, já foram organizados dois encontros nacionais: o primeiro, em 2018, aconteceu na cidade de Belo Horizonte; o segundo, em Campinas, ocorreu no ano seguinte.

Em 2018, o evento teve o apoio direto da Embaixada da China no Brasil e da Associação de Amizade do Povo da China com os Países Estrangeiros, que organizaram a vinda de acadêmicos chineses. Em 2019, o Encontro contou com a participação de pesquisadores(as) da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) através do Centro CASS – Unicamp de Estudos sobre a China.

As inscrições podem ser feitas através do link:

https://ufpeieasia.wordpress.com/2020/09/21/iii-encontro-da-rede-brasileira-de-estudos-da-china/