Não se engane. Por trás do rosto bonito e da comunicabilidade, Jordana Luchetti traz consigo uma empresária bem sucedida, com atuação multifacetada, representada pela JLC Public Relations & Marketing, empresa fundada por ela há cinco anos e da qual é presidente e CEO.
Radicada há 11 anos em Cape Cod e agora em Boston (Massachusetts), é advogada, pianista, colunista e apresentadora de programas de rádio e TV e direciona seus esforços para uma comunicação eficiente e eficaz voltada aos negócios e ao networking. Ela usa esta expertise para assessorar empresas brasileiras que querem entrar no mercado norte-americano e também atua com empresas sediadas nos EUA a terem resultados positivos com seus clientes.
Entre suas atividades, destacam-se criação de marcas de eventos, campanhas publicitárias, eventos, geração de leads, produção de vídeos comerciais, InLives e elaboração de conteúdo personalizado, produção e gerenciamento de social media, criação de canais e plataformas digitais. Aliás, por essas especializações, Jordana Luchetti se tornou a mais nova parceira da BizBrazil Magazine.
Acompanhe nessa entrevista o que pensa nossa mais nova colaboradora.
BizBrazil Magazine: Jordana, você se qualifica como influencer digital? O que isto significa exatamente?
Jordana Luchetti: Nunca me imaginei como uma influencer digital. Até porque o termo “Influenciadora” é forte e com uma responsabilidade enorme. Sempre me identifiquei como uma comunicadora e empreendedora apaixonada pelo que faço. Com diploma de advogada e pianista. Então, quando comecei a me envolver com mídias nos EUA e usar plataformas digitais para me comunicar levei um susto ao receber convites como da Amazon.com, Xfinity e outras empresas para falar deles para meus “amigos”, pois nunca tinha pensado em seguidores.
Por se tratar de uma atividade nova, um influencer digital pode ajudar empresas e empresários?
Pode sim. E muito. Para mim influencer digital é alguém que possui um público fiel e engajado em seus canais online e, em alguma medida, exerce capacidade de influência na tomada de decisão de compra de seus seguidores. Segundo a revista Forbes, uma das mais importantes quando se trata de marketing digital, o termo “influência”, neste contexto, está diretamente relacionado aos seguidores com quem o influenciador compartilha conteúdo.
Quais estratégias um influencer digital deve adotar para se diferenciar neste emaranhado de sites, mídias sociais e postagens neste mundo cibernético?
Acredito que caráter, autoridade e com certeza a trajetória da pessoa faz toda a diferença. Um influenciador promove idéias, produtos e conceitos, fazendo recomendações de maneira natural. No meu caso, a JLC Public Relations & Marketing desde 2015 vêm construindo resultados muito relevantes para empresários e empresas em seis estados nos EUA e alguns outros no Brasil.
Que tipo de plataforma você prefere para divulgar seus clientes ou suas atividades? Por quê?
Na via digital hoje com certeza Instagram e YouTube são os grandes aliados. Porém, os brasileiros nos EUA ainda usam muito o Facebook (principalmente os grupos) e também o WhatsApp. Na verdade, tudo dependerá do estudo de cada caso para saber qual via será mais satisfatória para determinada ação. E com certeza eventos presenciais são de extrema importância e amo o contato com as pessoas.
Quantos seguidores Jordana Luchetti tem? E como faz para aumentar o número de seguidores?
Não acho que números sejam tão significativos assim. O que vale é o engajamento. Quantas pessoas são motivadas com seus stories, posts e etc. Nossos números contando como forma geral chegam a mais de 300K em algumas plataformas. O que aumenta? Simples! Conteúdo! Ter um perfil que agregue para as pessoas. Ajudar seu nicho a encontrar soluções para a vida. Agregar valor! Não queira o atalho: Evite o “jeitinho”. Não é segredo para ninguém que muitas personalidades e marcas compram seguidores e curtidas falsas com objetivo de fazer com que seus perfis pareçam mais famosos e queridos pelo público. Empresas que comercializam esse tipo de serviço normalmente criam perfis falsos ou compram contas inativas e, uma vez que uma determinada marca encomende um número específico de seguidores, usam essas contas falsas para fazer os seguidores de seus clientes aumentar.
Como é possível aferir o retorno de seu trabalho? Há algum instituto que mede este índice ou tudo é feito com base na intuição?
Todas as plataformas possuem uma parte chamada “insights” onde é medido qual post teve mais alcance, visibilidade e conversão. Como citado antes, minha empresa faz este tipo de consultoria também. Além disto, possuo uma equipe toda voltada para os melhores resultados das nossas ações online e também de todos nossos clientes.
Você acredita que influenciadores digitais estão substituindo as mídias tradicionais (rádio,TV, jornal ou revista) ou as duas atividades se complementam? De que forma isto pode ser feito?
Acho que se completam. Eu mesma já fiz ações para uma grande emissora de TV. Estas ações foram realizadas em primeiro momento na área digital e depois foi para a TV. Pode até ser que tudo se digitalize em alguns anos. Mas, prefiro pensar que ser completo é a melhor estratégia.
Agora, que nos tornamos parceiros oficiais, como você pretende fazer a divulgação da BizBrazil Magazine usando seus recursos de influencer digital?
Verdade! Somos parceiros! Que notícia incrível! Será uma grande e fácil responsabilidade. A BizBrazil Magazine possui tudo o que acabei de citar. Autoridade, autonomia e uma história de sucesso que tem ajudado a comunidade há tempos. Então, para mim, trazer isto para minha audiência será um grande prazer. A realização da minha missão de vida é trazer solução prática para vida das pessoas, conectando a população com empresas e serviços que poderão realmente ajudá-los a obter uma vida melhor. Gratidão a BizBrazil Magazine pela confiança e parceria.