Como tema “Gestão, liderança e marketing digital”, Kevin Harrington do Shark Tank abriu a 2ª Jornada Empreendedora nesta quarta-feira (3) no Loews Sapphire Falls, Universal Resort, em Orlando. Os convidados lotaram o local para assistir à sua palestra e muitos ainda ficaram de fora por não ter mais espaço para abrigar tantos interessadops.
Entretanto, ele não foi o único a dar o recado no evento. No evento reservado aos membros do Recomendo em USA, o professor Jorge Bittencourt discorreu sobre Ponto Focal e Metodologia ICE. Com sua experiência como gestor, destacou os quatro fatores essenciais para se alcançar bons resultados: planejamento, organização, direcionamento e controle.
Seguir essas diretrizes, no entanto, não significa uma receita de bolo. É preciso sempre determinar o ponto focal, que pode ser subdividido em quatro fatores: lucratividade, valorização da marca, crescimento sustentável e pessoas envolvidas.
Evidentemente, o objetivo de uma empresa é obter lucro. No entanto, isto não significa que o lucro deva ser obtido a qualquer custo. Por exemplo, valorizar a marca, em muitos casos, é mais importante do que queimar o estoque. “Alguém por acaso já viu liquidação de bolsas Prada, ou descontos em carros da Ferrari?”, indagou o palestrante. Não, porque estas marcas de luxo exaltam a exclusividade, por isto seus consumidores não se importam de pagar mais caro por um item ao qual poucos têm acesso.
Deve-se também estar atento ao crescimento sustentável da empresa, pois oscilações podem inviabilizar a vida útil de um negócio. Por fim, o envolvimento dos funcionários é outro item importante, pois só com engajamento deles a empresa pode crescer e ser respeitada.
Em relação à Metodologia ICE (nada a ver com a sigla do USCIS), ela facilita a análise dos diversos aspectos sobre resultados, de acordo com três itens: importância, custo e evolução.
A importância avalia o impacto da ação, caso ela venha a ser implementada e os resultados que ela poderá gerar sobre a organização.
Já o custo define o investimento a ser realizado para implementar a ação e avalia se a organização está preparada para esse investimento.
E a evolução significa o potencial de fortalecimento dessa ação.
Para definir cada ação do plano a ser implementado, Bittencourt sugere que sejam dadas notas que variam de 1 a 5 para importância, custo e evolução. O ideal é envolver membros da equipe para participar desta avaliação. Depois, multiplique por cinco as notas entre si. “Aquela que tiver a maior nota deve ser o ponto focal da empresa”, revelou o professor.
Dessa forma, evita-se o desperdício de recursos e perda de foco. “Começar vários projetos ao mesmo tempo pode deixar todos sem conclusão. O ideal é seguir a Lei de Pareto que diz: 80% dos resultados esperados decorrem de 20% das ações corretas e adequadas”, resumiu Bittencourt. Porém, enfatizou, se a empresa tiver condições de tocar mais do que um projeto ao mesmo tempo, deve fazê-lo, desde que sejam formadas equipes independentes.
Damiani se despede dos Estados Unidos
O criador do Recomendo em USA, Alexandre Damiani, reuniu os grupos para falar sobre sua trajetória e sua luta para colocar o projeto em pé. Para isto, usou o tem Autorresponsabilidade.
De acordo com sua teoria, as pessoas se dividem entre aquelas que fazem seu futuro acontecer e aquelas que fazem o futuro de outras pessoas acontecer. “O ideal é ser a fusão das duas coisas. Ajudar o outro a brilhar, mas também não deixar de brilhar”, filosofou.
Também comentou sobre escolhas. Para ele, nem sempre as escolhas certas levam ao sucesso assim como as escolhas erradas levam ao fracasso. Tudo depende da maneira de interpretá-las.
Em relação ao contrrole da vida, ele segue o modelo de curto prazo. Muitos controlam a sua vida enquanto outros deixam que a vida os controle. Damiani é peremptório: “Eu controlo minha vida e tomo como parâmetro 30 dias. Desse modo, são 30 dias de ação, 30 dias de escolhas, 30 dias de conquistas”.
Popr fim enalteceu o princípio filosófico que absorveu de Eden Pontes ao enaltecer a gratidão. Assim a fórmula ideal seria amor + saúde + sucesso + gratidão = benção de Deus.
Ele não conteve as lágrimas ao falar sobre como começou o projeto e ao vê-lo hoje como uma realidade. Tanto que na semana que vem estará no Brasil para implantar o Recomendo em USA em São Paulo e em setembro desembarca em Portugal para implantá-lo na Europa. “Só tenho a agradecer a todos vocês por terem compartilhado este sonho comigo”, finalizou com emoção.
Recent Comments