Neste 7 de setembro, as brasileiras do Sul da Flórida têm um encontro marcado com uma das maiores empresárias do Brasil, Luiza Helena Trajano, conhecida por sua trajetória de sucesso à frente do Magazine Luiza. Líder do Grupo Mulheres do Brasil (GMB), inaugurado em 2013, ela se reúne com integrantes do comitê regional para fomentar a inserção da mulher brasileira em diversas esferas socioeconômicas ao redor do mundo. O evento, que acontece no The Broward Center for the Perfoming Arts, em Fort Lauderdale, é gratuito e aberto ao público. 

A iniciativa visa ampliar a atuação internacional do GMB, que conta com aproximadamente 108 mil participantes no Brasil e 41 núcleos no exterior, realizando ações voluntárias em áreas como saúde, educação, igualdade racial e empreendedorismo. “Sabemos que a realidade das mulheres que vivem distantes de seu país é difícil. Por isso, queremos abraçar e acolher as brasileiras que moram na Flórida e estimulá-las a serem protagonistas de uma nova história e se engajarem nas causas femininas que envolvam a sociedade como um todo”, declarou Trajano, em entrevista para o AcheiUSA. “A inauguração de um núcleo em Miami permite que mais mulheres participem desse mesmo propósito de união e ação por um mundo mais justo”, disse.

Fundado por Paola Tucunduva, Solange Gomes e Carolina Lautenberg, o GMB está presente no Sul da Flórida desde 2019, desenvolvendo projetos próprios ou afiliados à outras organizações sem fins lucrativos, em prol da comunidade brasileira na região. Com a visita de Luiza Trajano, o grupo oficializa o papel do núcleo como um dos mais atuantes no exterior. “Por uma necessidade de se reinventar, boa parte das brasileiras que migram para os EUA acabam empreendendo. Por isso, essa visita da Luiza é tão importante para as brasileiras na Flórida, pois vai nos ajudar a replicar localmente os programas de gestão mais bem sucedidos do GMB”, afirma Luciana Lewis, uma das atuais Diretoras de Núcleo do grupo.