Líderes globais viram seus números de seguidores subirem exponencialmente em março de 2020, enquanto cidadãos buscam orientações durante a pandemia de coronavírus, de acordo com a última edição do ranking “World Leaders on Facebook”, feito pela agência BCW (Burson Cohn & Wolfe), agência global de comunicações.

Durante o mês de março, os 721 perfis de líderes mundiais analisados pelo estudo, que faz parte da série Twiplomacy, adicionaram 13 milhões de curtidas, um aumento de 3.7%, o que representa cerca da metade do crescimento geral das páginas nos últimos 12 meses. O destaque fica para as páginas pessoais do premier italiano Giuseppe Conte, assim como, dos governos da Áustria, Estônia e Itália que dobraram o número de curtidas somente em março de 2020.

Chad Latz, chefe de Inovação da BCW Global diz que “o crescimento significativo de seguidores nos perfis de líderes globais no Facebook é resultado principalmente da busca da população por respostas claras para os problemas provenientes do coronavírus e quais politicas foram tomadas para gerir a pandemia. Outros estudos mostram, ainda, que o tempo online aumentou em alguns casos em até 36% nas mídias sociais em geral e no caso específico do Facebook mais de 20%”.

O primeiro ministro indiano Narendra Modi é o líder global de maior popularidade no Facebook, com mais de 44.7 milhões de seguidores em seu perfil pessoal e 13.7 milhões em sua página institucional, que está na quarta posição. O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, é o segundo líder global mais popular no Facebook, com mais de 26 milhões de seguidores e a rainha Rania, da Jordânia, está na terceira posição com 16.8 milhões de seguidores, por mais que ela tenha registrado um leve declínio nos últimos 12 meses.

Pela primeira vez, o estudo que está em seu quarto ano, incorporou o alcance real por post para cada um dos perfis dos líderes mundiais no Facebook como uma previsão do número real de visualizações que um influenciador recebe por postagem ao invés do volume de seguidores por si só. Narendra Modi atinge uma média de 1.7 milhão de seus fãs que representam 3.8% de sua comunidade no Facebook. Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, atinge em média 956 mil dos seus 10 milhões de fãs, 9.56%, enquanto Donald Trump, que tem 26 milhões de seguidores, alcança 877 mil fãs, i.e. somente 3.3% de sua comunidade.

Entretanto, Donald Trump domina os rankings de maior número de interações ao registrar 309 milhões de comentários, curtidas e compartilhamentos em sua página no Facebook nos últimos 12 meses, à frente de Jair Bolsonaro que possui 205 milhões de interações. Narendra Modi, que tem mais de quatro vezes o número de curtidas em sua página está somente em terceiro lugar com um total de 84 milhões de interações no mesmo período.

O estudo analisa a atividade de 721 perfis do Facebook de chefes de estado e de governo e ministros das Relações Exteriores, 29 a mais do que no estudo de 2019 usando dados agregados da ferramenta CrowdTangle do Facebook. Em 1º de março de 2020 as páginas tiveram uma soma total de 362 milhões de curtidas e publicaram 435.256 postagens nos últimos 12 meses que angariaram um total de 1.383 bilhão de interações (comentários, curtidas e compartilhamentos).

Outras descobertas-chave incluem:

• O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, é o líder mais popular da África subsaariana com 1.6 milhão de curtidas, à frente do líder de Ruanda, Paul Kagame. Entretanto, o primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, chegou à lista dos Top 10 com 735 mil curtidas em sua página e teve melhores resultados em alcance real, alcançando 35% de sua comunidade no Facebook.

• A rainha Rania, da Jordânia, tem se mantido no topo das listas de líderes mais populares do Oriente Médio e Norte da África por vários anos, apesar disso, ela vem perdendo seguidores em sua página. Atualmente, ela conta com 16.8 milhões de curtidas, o dobro do presidente Egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, com 7.6 milhões de curtidas, seguido de Sua Alteza, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos, com 3.8 milhões de curtidas.

• O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é de longe o líder mais popular no Facebook na América Latina, com cerca de 10 milhões de curtidas a mais do que o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que possui 6.4 milhões de curtidas. Nayib Bukele, novo presidente de El Salvador, galgou a terceira posição com 2.229.506 curtidas em sua página e com uma taxa crescimento de 4%.

• Até 01 de março de 2020, o presidente francês, Emmanuel Macron, era o líder da União Europeia com maior número de seguidores, com 2.5 milhões de curtida à frente do ministro de Relações Exteriores italiano, Luigi Di Maio, e do presidente romeno, Klaus Iohannis, com 2.2 e 1.8 milhões de curtidas no Facebook, respectivamente. Entretanto, o primeiro ministro italiano, Giuseppe Conte, que registra um crescimento considerável de 26% nos últimos 12 meses está prestes a se tornar o líder da União Europeia com mais seguidores.

• Pela primeira vez, o ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, supera a lista de líderes globais mais ativos, com uma média de 27 postagens por dia nos últimos 12 meses. O governo do Uzbequistão e Botsuana estão na segunda e terceira posição com mais de 20 postagens diárias.

Sobre o estudo

World Leaders on Facebook é a pesquisa mais recente realizada pela BCW sobre como os líderes globais, governos e organizações internacionais se comunicam via mídias sociais. A pesquisa se complementa ao aclamado estudo anual da BCW Twiplomacy, o qual se encontra em seu oitavo ano. Em 2016, o estudo Twiplomacy foi expandido para cobrir todas as plataformas-chave de mídias sociais e ampliou massivamente a reputação digital da BCW em todo o mundo. Para mais informações, visite http://www.twiplomacy.com.

Sobre a BCW

A BCW (Burson Cohn & Wolfe), uma das maiores agências de comunicação de serviço completo do mundo, está no negócio de mobilizar pessoas em nome de clientes. Fundada pela fusão da Burson-Marsteller e da Cohn & Wolfe, a BCW oferece conteúdo criativo digital, orientado por dados e programas de comunicação integrados baseados em earned media e dimensionados para todos os canais para clientes nos segmentos B2B, consumo, corporativo, gerenciamento de crises, responsabilidade social corporativa, saúde, assuntos públicos e setores de tecnologia. A BCW faz parte da WPP (NYSE: WPP), uma empresa de transformação criativa. Para mais informações, visite www.bcw-global.com.