Dados do portal da Organização Internacional para as Migrações (IOM), coordenadora e secretariado da Rede da ONU para Migração, revelam que, em 2018, 810 pessoas retornaram para o Brasil, por meio do programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração (AVRR, na sigla em inglês). Em 2019, foram 815 registros e, em 2020, foram 1.249 retornados, um crescimento de 53,25%.

O consultor Tadeu Ferreira, diretor geral da Aprimorha, comentou que esse movimento foi sentido também entre profissionais com carreira internacional. Entre seus clientes, 38 buscaram ajuda para fazer a transição nos últimos dois anos, sendo que apenas dois ainda estão em processo de transferência. “Para a Aprimorha, essa demanda foi 100% maior quando comparada a igual período anterior”, acrescenta. Para ele, entre os fatores que motivam a mudança estão questões familiares. “São pessoas que já têm os pais com uma idade avançada, por exemplo, conforme pesquisa interna que realizamos com os clientes”, comenta. Quanto ao perfil desses profissionais que voltam ao Brasil, o nível de carreira, geralmente, é executivo. “São gerentes, gerentes seniores e diretores. Essas pessoas ainda buscam se instalar aqui, normalmente, perto da geografia que já moraram ou onde a família está. Em quase 90% dos casos, esse retorno é definitivo ou pelo menos por um período longo, revela Ferreira.

Sobre Tadeu Ferreira
Fundador da Aprimorha, Tadeu Ferreira atua com relacionamentos estratégicos em busca de oportunidades aos clientes da empresa, além de mentor de empresários e profissionais que buscam uma mudança de carreira tradicional. Com mais de 15 anos de experiência, é um profissional com sólida experiência em orientação, recolocação e mentoria (coaching de carreira).

Sobre a Aprimorha
Fundada em 2014, em Campinas (SP), a Aprimorha é uma empresa de consultoria de carreira e orientação profissional que atua com um método próprio e inovador para gerar resultados reais. Seu time é altamente qualificado e alinhado às oportunidades do mercado atual, prestando um atendimento personalizado, de acordo com o perfil e objetivo – orientação profissional, recolocação, ascensão ou transição de carreira – do assessorado. A Aprimorha utiliza estratégias integradas, baseadas no entendimento técnico da função, para direcionar o profissional aos RHs e headhunters de forma mais assertiva. Além de Campinas, a empresa possui consultores em São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte (MG). Em sete anos, já assessorou mais de quatro mil profissionais e efetivou recolocações em 18 estados brasileiros e oito países.