Embora seja uma empresa jovem, a Office&Co. vem se destacando no mercado de escritórios para executivos com uma proposta diferenciada em relação às multinacionais do setor que oferecem serviços similares. O segredo? Incentivar o networking entre os clientes de modo a promover a realização de negócios que possam beneficiar todos.

Para falar mais sobre Office&Co., conversamos com a CEO Renata Leal Costa – uma das fundadoras da empresa – que chegou em Miami com uma nova filosofia e vem agradando seus clientes.

BizBrasil Magazine – Qual o principal negócio da Office Co.? Você seguiu o padrão da Regus ou adaptou para o jeito de ser dos brasileiros?

Renata Leal Costa – A Office&Co. está comprometida em fornecer as melhores soluções de escritório e networking para seus clientes, que são, em sua maioria, brasileiros. Fisicamente, oferecemos ótimas salas privativas (todas com amplas janelas), mesas compartilhadas, dedicadas, salas de reunião, etc., Mas o que fornecemos de maior valor é o networking e as conexões estratégicas valiosíssimas para que nossos clientes prosperem. Aqui, nossos clientes têm tanto a estrutura moderna com localização estratégica, quanto os meios e contatos para desenvolverem seus negócios no momento que entram.

Nosso modelo é totalmente adaptado àquilo que sabemos que funciona nesse segmento. Temos concorrentes muito competentes, mas conseguimos aproveitar o que há de melhor na concorrência e rejeitar o que acreditamos não funcionar e desagrada o cliente. Fizemos o que consideramos o pacote ideal, sem cobranças extras. Flexibilidade, preços justos, ambiente adequado e atendimento impecável fazem toda a diferença, além de acesso gratuito às salas de reunião da unidade São Paulo para todos que tem locação física conosco. Por termos formado uma comunidade de confiança de empresários brasileiros, fica fácil adaptar ao nosso jeito de ser. Aqui tem mais calor humano, tem mais descontração, detalhes que fazem a diferença no dia-a-dia, sem perder o profissionalismo.

BBM – Quando a Office&Co. foi fundada e como voc e tua sócia tiveram a ideia de abrir este tipo de negócio?

RLC – Office&Co. foi fundada em São Paulo em 2012. Na época, havia muito investimento sendo feito no Brasil e o mercado de escritórios compartilhados estava polarizado entre grandes empresas multinacionais e coworkings mais informais. Não havia um coworking com perfil executivo que unisse em um só local endereço nobre, decoração elegante, atendimento personalizado, modernidade, networking e custo fixo acessível. Havia sim uma demanda grande por isso. Foi o que eu fiz. Abri o primeiro coworking premium de São Paulo, para essa faixa de mercado. Em Miami, a inauguração foi recente, no final do ano passado. Quisemos proporcionar uma opção que ainda não havia sido feita: montar uma conexão de empresários entre Miami e São Paulo e atender a comunidade brasileira já estabelecida no sul da Flórida e os empresários ainda no Brasil com planos de expandirem ou se mudarem para cá. O crescente número de pessoas e investimentos de brasileiros aqui foi o ponto decisivo.

BBM – Quantos escritórios Office&Co. têm no Brasil e em quais cidades?

RLC – No Brasil, em São Paulo. Unidade própria na Vila Olímpia, que é o distrito financeiro de São Paulo, e uma unidade licenciada em Pinheiros.

BBM – Por que voces optaram pela internacionalização da Office Co.? Miami é a primeira unidade fora do Brasil?

RLC – Há dois anos, quando começamos o processo de expansão, o Brasil vivia o auge da crise imobiliária. Vários empreendimentos comerciais estavam sendo oferecidos por valores muito baixos, o que propiciou a expansão muito rápida da concorrência. Abrir mais uma unidade naquela época seria optar por entrar em uma guerra de preços, com margens achatadíssimas. Cada ano que passa, mais e mais brasileiros escolhem viver aqui na Flórida, que os acolhe com grande alegria. O empresário brasileiro sério, que efetivamente investe aqui, é sempre muito bem-vindo. Com esse pensamento em mente, não foi muito difícil optar por Miami para ser nosso primeiro endereço internacional.

BBM – -Quem são seus principais clientes? Eles estão usando os serviços da companhia aqui? Há planos para expandir a rede para outras cidades?

RLC – Meus clientes aqui são em sua grande maioria integrantes da comunidade brasileira que ou já vive aqui há algum tempo e se mudou para a Office&Co. para justamente estar perto de outros empresários em condições e necessidades parecidas ou empresários brasileiros que ainda vivem no Brasil mas que estão expandindo ou se mudando para cá e querem já fazer parte dessa comunidade de empresários por entenderem que aqui já começarão suas atividades logo no primeiro dia na direção certa e cercados por pessoas competentes, focadas e que estejam na mesma direção.

BBM – Como tem sido a receptividade da Office&Co. aqui na Flórida?

RLC – Maravilhosa. Só tenho elogios para a comunidade empresarial brasileira. Fazemos parte de vários grupos de networking e de negócios como a BACCF (Brazilian American Chamber of Commerce of Florida), BBG (Brazilian Business Group) e somos a sede na Brickell do Recomendo em USA (rede de empresários para geração de indicações de negócios). O próprio órgão de desenvolvimento de Miami Dade, o Beacon Council, nos honrou com a Chave da Cidade no final do ano passado. Todos esses foram de fundamental importância para o estabelecimento da Office&Co. e reconhecimento de que é de fato um hub importante de negócios internacionais.

BBM – Quais as vantagens de se usar o escritório da Office&Co.? Os preços são atraentes? Vocês cobram por hora, por dia ou por mês?

RLC – A vantagem maior é o networking, que acontece nas entrelinhas. Mas claro que estar no coração do distrito financeiro do terceiro maior skyline dos Estados Unidos e da cidade que mais acolhe startups hoje também é muito atraente. Então a localização ajuda muito. Nossa estrutura é moderna e completa. Preços atraentes e pacotes que incluem a sala privativa ou mesa de trabalho, salas de reunião, recepção, copa, sala de eventos, contratos virtuais e toda a assistência/back-office que uma empresa precisa, com atendimento também em português. Fazemos contratos de no mínimo três meses e cobramos apenas um mês de depósito.

BBM – O espaço está adequado para os clientes ou você já sente necessidade de ampliar? Ou mesmo de alugar outras salas para acomodar os clientes?

RLC – Devido à demora da obra no ano passado, seguida do furacão Irma, acabamos apenas abrindo o escritório no último trimestre de 2017. Janeiro de 2018 foi quando efetivamente começamos as vendas mais intensivamente. Este ano está sendo excelente e o movimento natural é expandir mesmo.

BBM – Quanto vocês investiram para abrir a unidade de Miami? E quando esperam atingir o break even?

RLC – As obras demoraram muito além do que nós planejamos. Vários meses a mais. Sendo assim, nosso break even foi postergado. Porém, antes de julho/2018 já teremos atingido o break-even.

BBM – Quantos funcionários trabalham na Office&Co.? No Brasil e aqui?

RLC – Aqui, apenas eu e minha sócia, Ana Barry. No Brasil, a estrutura é maior. Tenho uma outra sócia na unidade de São Paulo, que está à frente do escritório da Vila Olímpia, Luciana Dleizer. O formato dos serviços no Brasil é diferente. Lá temos três funcionárias além da Luciana.