Site icon BizBrazil Magazine

Marcos Antônio de Andrade: Recuperação econômica do Brasil, qual será o modelo?

Especialista explica conceitualmente os conceitos de recuperação "V", "U", "L" e "W"

Marcos Antônio de Andrade*

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 9,47% no terceiro trimestre de 2020 quando comparado com o segundo trimestre. Esses números indicam tendência de recuperação após o início pandemia do novo coronavírus. No entanto, é importante observar que, apesar da recuperação, a economia brasileira ainda sofre com uma queda de 3% se comparados com o mesmo período do ano anterior. Já em setembro, a alta foi de 1,29% se comparado ao mês de agosto.

Com base nesses indicadores, para os economistas mais otimistas é possível sinalizar que o Brasil está no caminho de uma recuperação econômica, em “V”. Ou seja, retomada econômica tão rápida e forte como a queda que aconteceu após o início dos movimentos de reclusão social devido à pandemia.

Para que seja possível entender melhor, qual o comportamento da recuperação econômica brasileira, vamos explorar melhor os conceitos de recuperação “V”, “U”, “L” e “W”.

A chamada recuperação econômica em “V” acontece quando existe uma queda acentuada na economia de forma repentina, mas em contra partida, a retomada econômica acontece de forma muita rápida, caracterizando o desenho da letra V.

Uma recuperação em “U” indica que, depois de uma queda acentuada da atividade econômica, essa passa por um período de abatimento, apesar dos incentivos à retomada econômica. Os resultados demoram um pouco para serem efetivamente observados, no entanto o processo de retomada econômica, quando efetivamente implantado, seria mais robusto.

Uma recuperação em “L” significa que, apenas com os incentivos para retomada da atividade econômica, os indicadores não reagem de forma satisfatória, significando uma demora para que os resultados de efetiva recuperação possam ser evidenciados.

Já o crescimento econômico em “W” indica que a atividade econômica deve alternar entre fases de crescimento e contração econômica. Esse processo pode durar enquanto os indicadores econômicos não alcançare índices de crescimento similares aos de antes da crise. O modelo de recuperação W indica uma forte volatilidade, às vezes resultado de ações de incentivo a retomada econômica mal estruturados e/ou equivocados. Ou seja, movimentos descompassados que inicialmente indicam recuperação econômica, mas não são devidamente estruturados, e acabam causando instabilidade em diferentes setores. O resultado é uma forte queda da atividade econômica em pouco tempo, sendo assim necessário novas intervenções com objetivo de realizar novos movimentos para retomada da atividade econômica.

Nesse momento, ainda não é possível observar como clareza se desempenho obtido pela atividade econômica brasileira está enquadrado no movimento “V”, “U” ou “W”. isto porque, até o momento não existe indicadores suficientes para obter uma visibilidade efetiva do desempenho da retomada econômica do Brasil.

Neste momento o mais importante, é identificar por quanto tempo o governo será obrigado a promover incentivos sociais para manter a atividade econômica sustentável, quais fatores “externos” podem influenciar diretamente na manutenção de uma recessão econômica e principalmente quais os movimentos que devem ser realizados pelo setor público e privado que possibilite gerar novos empregos e, com isso, haja uma retomada efetiva da geração de renda e recuperação econômica.

*Marcos Antônio de Andrade é mestre, pós-graduado e graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior. É pós-graduado em Finanças. É professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Ciências Sociais Aplicadas nos cursos de Administração e Comércio Internacional.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Exit mobile version