A Renner, maior varejista de moda do Brasil, acaba de lançar mais uma coleção assinada pelo selo Re – Moda Responsável, que representa a maneira de a marca pensar e praticar a sustentabilidade em diversas esferas de seu negócio.

As peças são inspiradas na flora brasileira em extinção e foram criadas a partir de um processo colaborativo com os fornecedores da Renner. A coleção contempla diferentes atributos de sustentabilidade, seja pelo uso de materiais alternativos ou pela adoção de processos e tecnologias que diminuem o impacto ao meio ambiente.

Dentre as matérias-primas utilizadas estão o algodão BCI, a viscose certificada, a poliamida biodegradável e o liocel. Outro destaque é o fio reciclado, resultante do reaproveitamento de resíduos de malha da própria varejista, dentro do conceito de fechamento de ciclo da economia circular.

“A sustentabilidade faz parte dos valores da Renner e está cada vez mais presente no desenvolvimento das nossas coleções. Ficamos felizes em disponibilizar aos nossos clientes produtos com atributos sustentáveis, qualidade e informação de moda”, afirma o gerente sênior de sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.

Além de ter o selo Re – Moda Responsável, a nova coleção é composta por uma variedade de peças femininas e masculinas que tem como principal inspiração a flora nacional, representada em estampas de plantas brasileiras em extinção, como a Jatobá, Braúna, Ucuúba e Imbuia.

As peças já começaram a ser disponibilizadas no e-commerce da marca e também na recém-inaugurada loja da Rua Oscar Freire, em São Paulo.

Instituto Lojas Renner – Numa ação coordenada com o lançamento da coleção, o Instituto Lojas Renner, braço social da varejista, destinou recursos à Associação Zagaia Amazônia. A ONG atua na formação de lideranças femininas aliadas à preservação de espécies em extinção nas suas comunidades.

O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br), que também faz parte do selo Re, desenvolve e apoia projetos que promovem o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil. Desde sua fundação, em 2008, já investiu mais de R$ 56 milhões. Os recursos possibilitaram o apoio a cerca de 800 projetos espalhados pelo país, beneficiando 193 mil pessoas. Somente em 2018, foram investidos em mais de 50 projetos que beneficiaram 11 mil pessoas.

Consistência – A sustentabilidade está presente na missão e nos valores corporativos da Lojas Renner. Por isso, em 2018, a varejista assumiu alguns compromissos públicos para o ano de 2021, alinhados com o entendimento deste valor enquanto pilar de atuação da companhia.

*Ter 80% dos produtos feitos com matérias-primas e processos menos impactantes;

*Utilizar algodão certificado em 100% de sua cadeia de fornecimento;

*Ter 75% do consumo corporativo de energia proveniente de fontes renováveis;

*Reduzir em 20% as emissões absolutas de gás carbônico (CO2);

*Ter 100% da cadeia nacional e internacional dos fornecedores de revenda com certificação socioambiental.

Sobre a Lojas Renner

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Atua em todo o país por meio da Renner, que tem moda em diferentes estilos; da Camicado, empresa no segmento de casa e decoração; da Youcom, especializada em moda jovem; e da ASHUA Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54. A companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia o negócio de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros.

Em 2017, a Lojas Renner S.A. deu um passo importante ao inaugurar as primeiras unidades da Renner fora do país, no Uruguai. Atualmente, conta com mais de 570 lojas em operação, considerando todos os seus formatos.