Home Carta ao Leitor

Carta ao Leitor

Já há algum tempo eu vinha acalentando a ideia de um veículo que desse atenção às relações comerciais entre a Flórida e o Brasil. Motivos não faltavam para a existência de um informativo assim. O que faltavam eram o tempo e a oportunidade para trazê-lo à realidade. O tempo surgiu agora, com a consolidação do nosso grupo de comunicação nos Estados Unidos, o AcheiUSA, que desde 2000 vem se estabelecendo como um dos maiores (e em alguns aspectos o maior, graças à liderança absoluta de seu website) veículos de comunicação para brasileiros residindo em terras norte-americanas.

Mas voltemos aos motivos para a existência da BizBrazil Magazine.

O Brasil representa nada menos que 12% de todo o comércio exterior da Flórida, ou cerca de 3,6 bilhões de dólares anuais, o que faz do país o primeiro destino das suas exportações. Quinze multinacionais brasileiras têm sua sede na Flórida e mesmo com a atual estagnação econômica no Brasil os brasileiros ainda são a segunda nacionalidade que mais compra imóveis no estado, atrás apenas dos canadenses, segundo dados do Florida Realtors, órgão oficial de estatística para o mercado imobiliário no estado. Em algumas regiões metropolitanas, como na área de Orlando-Kissimmee-Stanford, chegamos mesmo a ultrapassar os canadenses como o maior grupo estrangeiro comprador de imóveis. Com vinte e dois por cento do mercado imobiliário do estado na mão de investidores estrangeiros, e sendo os brasileiros o segundo grupo nessa lista, dá para se ter bem uma ideia do volume financeiro que circula entre Flórida e Brasil apenas neste segmento. No total, calcula-se que o movimento financeiro bilateral envolvendo brasileiros gere perto de 20 bilhões de dólares anuais, de acordo com o Consulado-Geral do Brasil em Miami. Para dar asas a essa movimentação, cerca de 100 voos semanais ligam o Brasil à Flórida, trazendo quase 700 mil brasileiros por ano com cerca de 1,5 bilhões de dólares no bolso para gastar. Como se isso não bastasse, aproximadamente 300 mil brasileiros vivem no estado, espalhados por todas as regiões metropolitanas e envolvidos em toda espécie de atividade econômica.

Três grandes associações corporativas reúnem o empresariado brasileiro e americano com negócios no estado, entre elas a Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida, a maior câmara binacional de comércio da Flórida, com cerca de 900 associados, da qual o grupo AcheiUSA, padrinho da BizBrazil, é Trustee Member.

Esses números vêm crescendo progressivamente ao longo dos anos e vários fatores contribuem para o aumento no interesse do empresário brasileiro em investir no estado, desde uma situação econômica incerta até históricos problemas estruturais no Brasil, que acabam por forçar uma saída estratégica dos empreendedores, em busca de segurança e novas oportunidades na maior economia do planeta. Esse entusiasmo, entretanto, deve ser medido com grande responsabilidade. Graças à falta de informação, muitos têm sido mal orientados em seus empreendimentos, seduzidos por promessas de lucro fácil, facilidades imigratórias e investimentos milagrosos.

A BizBrazil Magazine vem para suprir essa lacuna de informação. Graças à nossa experiência editorial de mais de duas décadas nos Estados Unidos à frente do AcheiUSA, somos capazes de identificar com precisão as necessidades do empresário interessado em investir na Flórida e as melhores oportunidades para os que já estão estabelecidos por aqui. Com uma equipe de colaboradores cuidadosamente selecionada, a BizBrazil vai se tornar em pouco tempo na mais importante fonte de infomações para o incremento das relações comerciais entre a Flórida e Brasil, ao servir de guia seguro para os empreendedores que queiram estabelecer-se com segurança na multitrilionária economia americana, e como auxiliar na busca de novas oportunidades para aqueles que já atuam no estado.

Boa leitura.

Jorge Moreira Nunes