Amizade. Talvez esta seja uma das palavras mais difundidas atualmente. Até mesmo o Facebook, uma das empresas mais rentáveis do mundo, fez sua fortuna baseada em redes de amizades no mundo todo. As amizades costumam nascer nas escolas, nas igrejas, entre famílias próximas, entre colegas de bairro e certamente no ambiente profissional.

Zeno Silva, sócio da SGG International, é membro da família fundadora da empresa
Zeno Silva, sócio da SGG International, é membro da família fundadora da empresa

Um exemplo concreto de amizade nascida no âmbito empresarial é a de Antonio Miranda e Zeno Silva, ex-funcionários da Philip Morris, gigante do setor tabagista. Depois de solidificarem amizade e encontrarem pontos comuns, Zeno Silva fez uma proposta instigante para Antonio Miranda. “Minha família tem uma empresa e estou indo para lá. Você não gostaria de trabalhar conosco?”, indagou.

Em princípio, o que parecia uma aventura, ou seja, trocar a segurança de uma multinacional por uma empresa familiar, revelou-se uma decisão acertada. Miranda incorporou-se ao Grupo Soft de Curitiba e agora ele e Zeno são os responsáveis pelo processo de internacionalização da companhia.

Hoje a Soft Global Group (SGG) International é a holding de um grupo de empresas especializadas em serviços de marketing que atua no mercado desde 1986. A companhia começou com o nome de Soft Cine Produções e estava focada na produção de comerciais para TV, comunicação corporativa, eventos, broadcasting e outros serviços relacionados às produções de vídeo.

Em 1993, a Soft Marketing começa operar no Brasil em centros de contatos internos e externos nos idiomas inglês, espanhol e português. Dois anos depois do SGG Contact Center, surge SGG Research Institute que fornece todos tipos de pesquisas para seus clientes, tanto nos EUA como na América Latina.

A diversificação se completou em 2014 com a criação da NeoLive Marketing, empresa responsável por soluções estratégicas para marcas, eventos corporativos, marketing digital, marketing empresarial, plataformas promocionais e eventos proprietários, ou seja, eventos dirigidos especificamente para um determinado cliente.

Com esse know how e com profissionais de excelência, como Antonio Miranda e Zeno Silva – ambos com formação em vários países -, não foi difícil para SGG International construir uma boa reputação em seu segmento.

Atualmente, o centro de contato da organização opera nos idiomas inglês, espanhol e português em 1.750 estações de trabalho para atender a todas as necessidades dos clientes, desde serviços online até atendimento telefônico.

SGG Research Institute realiza pesquisas por telefone e em campo e tem como clientes potências do setor como IPSOS, GFK, TNS e Ibope. Eles também são capazes de efetuar pesquisas com grupos específicos.

A NeoLive Marketing, por sua vez, tem capacidade de executar soluções estratégicas para marketing ao vivo, atuando em várias áreas, desde produtos até shows musicais.

SSG tem sede em Curitiba e filiais em Porto Alegre e São Paulo. Em seu processo de internacionalização elegeu o Sul da Flórida como local ideal, em virtude da identificação dos brasileiros com a região e também com a presença de empresas e empresários que decidiram estar presentes na região.

Seriedade na análise dos projetos é diferencial da SGG International

Exatamente aí é que SSG International faz a diferença. “Como um grupo de profissionais e empreendedores, aprendemos sobre as dificuldades de contar com companhias de consultorias que não oferecem expertise correta para dar suporte aos empresários no início de sua jornada”, explica Miranda.

“Nosso maior desafio não se resume às questões imigratórias e aos procedimentos de abertura de empresa em um país estrangeiro, mas, sim àquilo que é o mais importante, ou seja, ao apoio e às orientações sobre as estratégias comerciais acertadas a fim de aumentar as chances de sucesso”, reafirma o especialista em marketing.

Miranda inclusive assegura que em, muitos casos, chega a desaconselhar o investimento de um possível cliente, caso não veja possibilidade de sucesso. “Preferimos recusar um projeto que identificamos como pouco viável do que simplesmente fechar os olhos, receber o valor estabelecido e deixar o empresário entregue à própria sorte”. E admite que esta prática adotada pela SGG International é incomum. “A maioria não quer nem saber. Promete fazer, mas não entrega resultados”, afirma o consultor.

A fim de diminuir os riscos, ele próprio criou uma série de vídeos no You Tube –  o nome do canal é “Vivendo e Aprendendo nos EUA” – para mostrar situações corriqueiras encontradas nos EUA, mas desconhecidas pelos recém-chegados ou por aqueles que estão planejando mudar para cá. “É fundamental darmos estas orientações a fim de evitar que muitas empresas promissoras morram no ninho. Nosso objetivo é que elas se fortaleçam para, assim, usar nossos serviços em sua plenitude”, assinala Miranda, que indica até mesmo profissionais em quem confia, mas frisa: “Não recebemos um centavo de ninguém pelas indicações e até estimulamos o empresário a consultar dois ou três profissionais de cada setor para escolher aquele com quem mais se identifica”.

Além do aspecto solidário, Miranda admite que o sucesso das companhias brasileiras ajuda seu próprio negócio. “Quantas mais empresas brasileiras se solidificarem aqui, melhor para nós, porque são possíveis clientes para usar nossos serviços”, finaliza, lembrando que já há alguns clientes obtendo sucesso ao seguir as orientações dos especialistas da SGG International.

Ao criar os vídeos, Miranda se posiciona como um amigo daqueles que desejam fincar os pés nos EUA. Deste modo, amizade que une Zeno Silva a Antonio Miranda estende-se também a estes empreendedores que eles acabaram de conhecer.

Viu só, como investir na amizade sadia pode ser um bom negócio. Desde que, é claro, tenha como base profissionalismo e seriedade.