*Por Antonio Tozzi
Pouca gente tem dúvida de que a medicina nos Estados Unidos está muito avançada graças ao auxílio da tecnologia nos equipamentos e de técnicas de primeiro mundo. Entretanto, como tudo na vida, há sempre alguns inconvenientes que tornam a consulta feita pelos médicos americanos algo que não deixa muitos brasileiros à vontade.
Habituados a um tratamento mais próximo, muitos pacientes brasileiros não se sentem à vontade com o atendimento profissional, mas impessoal adotado pelos médicos locais. Some-se a isto, o alto custo do tratamento médico, proibitivo para aqueles compatriotas que vivem nos Estados Unidos. Para completar, há ainda a barreira do idioma para uma porcentagem de imigrantes que sentem dificuldades para se comunicar em inglês.
Diante desse quadro, dois empresários da saúde – Christiano
Quinan e Juliano Peretti – identificaram uma boa oportunidade para oferecer um
serviço diferenciado aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos a um custo
acessível. Assim nasceu a The 1 TeleMed,
criada pelos dois empreendedores.
Quinan, formado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Saúde, atua há 25 anos no setor de assistência médica privada no Brasil. Com base nesse conhecimento, ele se dedicou ao trabalho de identificar as carências e as diferenças entre os dois países durante seis anos. A pesquisa revelou que os integrantes da comunidade brasileira têm um verdadeiro pavor de se tratar com médicos daqui e se ressentem da empatia que os profissionais de saúde do Brasil transmitem. “Ainda por cima, o custo de saúde nos Estados Unidos é o primeiro mais caro do mundo”, comentou o empresário. “E o sistema de saúde do Brasil é mais eficiente”, completou.
A fim de facilitar o atendimento dos pacientes, eles
firmaram um acordo com uma clínica de atendimento primário nos EUA
especializada no atendimento ao público brasileiro, no sul da Flórida. Todavia,
o grande segredo da The 1 é a Telemedicina com o uso de um aplicativo. Desta
forma, os pacientes podem fazer consultas com especialistas renomados no Brasil.
A consulta via telemedicina, através da plataforma de conexão e vários dispositivos que permitem desde auscultar coração, pulmões até várias câmeras próprias para avaliação de ouvido, nariz, garganta e pele, além da possibilidade de interação do paciente com dois médicos, um da clínica nos EUA com provedor licenciado e o médico especialista no Brasil.
Health Advisor: elemento importante para economizar dinheiro em hospitais
Outra solução que a The1 nos EUA oferece, inclusive utilizando a telemedicina, é a possibilidade da segunda opinião para os casos de recomendações de tratamento, internações e cirurgias. “A partir daí, coordenamos o atendimento, navegando pelo sistema de saúde americano e brasileiro. Analisando e compreendendo os benefícios de cada plano ou seguro saúde, analisando contas médicas, inclusive com um médico acompanhando o paciente nos EUA em uma consulta ou internação”, reforça Peretti.
Quinan enfatiza que a The 1 é um concierge médico, coordenando todo o processo e negociando com os hospitais. “Possuímos uma base de dados com 70 mil médicos brasileiros“, destaca o empresário que também atua em outros segmentos de negócios. “Sabemos, por exemplo, onde ficam os melhores equipamentos e temos à disposição pessoas que recebem os pacientes, cuidam de suas acomodações e de toda parte burocrática. É possível até mesmo usar a remoção aérea, com um médico brasileiro vindo de lá para prestar assistência médica”. Enfim, eles negociam tudo com o paciente e oferecem as melhores soluções elaboradas.
Preços acessíveis e planos ambiciosos
Através destas soluções e serviços do Grupo The 1 Brasil e EUA, há além da entrega de uma jornada de acesso ao sistema de saúde, benefícios financeiro, no caso por exemplo de um check up no Brasil, ou aqui mesmo nos EUA que variam de $550 a $1600.
Para usar os serviços da The 1, é preciso adquirir um membership anual e se submeter a um checkup de admissão. “Com este projeto, estamos resgatando a figura do médico de família, tão conhecida e respeitada no Brasil”, afirmam os empresários.
O objetivo deles, por sinal, é ambicioso. Em dois anos, pretendem ter dez clínicas operando, somente nos EUA. Depois da consolidação deste sistema de Telemedicina no Sunshine State, o Grupo The 1 vai se expandir por outros estados, sobretudo no nordeste dos EUA onde há uma representativa comunidade brasileira. E os planos para o futuro contemplam também ida para Portugal em breve, a fim de implantar no país europeu o mesmo sistema para atender aos brasileiros que vivem na pátria mãe.
Quinan e Peretti acreditam no sucesso da The 1 Health Adviser por servir a dois tipos de público: aqueles que possuem plano e seguro saúde e querem ter uma segunda opinião e os que não têm planos de saúde e são obrigados a se sujeitar ao autodiagnostico e à automedicação.
Ainda no segmento de saúde, agora educacional, os empresários também fundaram a The Health Experience, uma empresa americana de intercâmbio em saúde, que traz acadêmicos e profissionais de saúde e médicos brasileiros para fazerem o que se chama de observership – um programa de 30 a 40 dias de estágio com um médico licenciado aqui nos Estados Unidos. “Uma experiência única que reúne a oportunidade de intercâmbio de conhecimento e conteúdo em saúde, somada à visitas em ícones mundiais de gestão e assistência à saúde nos EUA, inclusive treinamento em hospitais de simulação realística”, assegura Quinan.
“Temos um nome a zelar e não viemos para cá com objetivo de explorar brasileiros. Pelo contrário, nossa proposta é oferecer alternativas viáveis no segmento de saúde”, finalizam.
Recent Comments