Um dos melhores anos de resultados do seu time já começou. Você está preparado para o campeonato? Líder, lembre-se que você é o exemplo do seu time, é quem faz a seleção dos melhores jogadores, cria estratégias e acompanha individualmente seus liderados para o desempenho em campo ser satisfatório. Afinal, ganhar o jogo é o foco! O placar está exposto para que todos vibrem com o resultado. A pausa estratégica durante o jogo reforçará o objetivo dessa partida, o time se reúne e rapidamente enxerga o que não está dando certo e cria novas estratégias para ganhar a partida.

Para facilitar o entendimento desta estratégia, relacionei abaixo as Quatro Disciplinas da Execução para aplicar no seu dia a dia do varejo:

1. Foco – você recebeu o regulamento do campeonato, identificou que serão várias partidas para ser o grande vencedor. O que fazer? Reúna seu time e estabeleça junto com eles quais serão as MCIs (Metas Crucialmente Importantes). Lembrando que para ganhar a partida não podemos ter metas fracas, então dê poder aos seus jogadores, clareza para enxergar ser possível vencer, ou seja, crie um jogo no qual eles possam jogar e ganhar.

2. Medidas de Direção (Alavancas) – são novos comportamentos direcionados para o trabalho a fim de se conquistar resultados. Enfatize o que o time precisa fazer para ganhar o jogo. Adote, por exemplo, o aumento no ticket médio e pergunte ao seu time como eles farão para que esse resultado aconteça.

3. Placar envolvente: engajamento – adote um painel criado pelo seu time. O placar vai indicar se o time está ganhando ou perdendo. E, convenhamos, ver nosso time em 1º lugar é gratificante!

4. Responsabilidade (Prestação de Contas) – Aqui, os integrantes do time apresentarão seus resultados através do placar envolvente. Nada de reuniões de uma hora ou mais!  Realize encontros rápidos e frequentes, nos quais o time se compromete a mover o placar por meio de ações a serem realizadas para ganhar o jogo.

Para engajar seu time na Cultura das Quatro Disciplinas da Execução, é necessário comprometimento e muita dedicação. E, no final, muita comemoração por ter inserido essa metodologia que faz primeiro o mais importante.

Fernanda Lemes é especialista em varejo e gestora de Customer Success da SetaDigital, empresa de Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista adquirida recentemente pela Linx. A gestora apresentará este tema durante a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios que acontece em João Pessoa (PB)

Sobre a SetaDigital

A SetaDigital nasceu com a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes. Está há 14 anos no mercado e atende mais de duas mil lojas em todo o Brasil, formando uma grande comunidade de conhecimento.

Com valores pautados na atenção e respeito às pessoas, a empresa mantém índices de 95% de satisfação em qualidade de atendimento e 99% em retenção dos clientes.

Em 2016, a empresa lançou um laboratório de inovação para o segmento do varejo calçadista, a Sapati – Sapataria Inteligente. Localizada em Cascavel, no Estado do Paraná, a loja laboratório prioriza o auto-atendimento e tem como objetivo o avanço no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor, que vai da indústria ao consumidor final.