Visa e Global Resilient Cities Network lançaram nesta semana o primeiro programa da parceria anunciada no início deste ano. ‘Resilient Cities Shaping a Digital World’ tem por objetivo ajudar as cidades a cocriar e implementar soluções voltadas a desenvolver e a promover inclusão e transformação digital nas 17 cidades da América Latina e do Caribe (LAC) que participam da Global Resilient Cities Network. As duas entidades entendem que impulsionar a digitalização nessas cidades é uma prioridade, pois permitirá que elas aproveitem as oportunidades da economia digital e fortalecerá a resiliência urbana neste momento crítico para a região.

Visa e Global Resilient Cities Network vão convidar as cidades-membro para identificar desafios e desenvolver soluções inovadoras que reflitam as barreiras enfrentadas por seus cidadãos, especialmente os que vivem em comunidades vulneráveis, elevando-as à condição de líder digital. Nesta primeira edição, três cidades serão selecionadas para trabalhar com uma equipe de especialistas na busca das melhores estratégias para solucionar seus desafios.

A digitalização econômica e o crescimento da infraestrutura digital permitiram que as cidades seguissem em frente durante a pandemia de covid-19, incluindo seus governos e cidadãos, e trouxeram muitas soluções inovadoras para os desafios criados e exacerbados pela crise. Há uma mudança significativa na forma como as pessoas se locomovem e acessam serviços na América Latina, além de um crescimento acelerado da economia digital e uma necessidade urgente de repensar muitas indústrias cruciais para a promoção da inclusão, como a indústria de mobilidade urbana.

“Promover a prosperidade de indivíduos, empresas e economias está no cerne do que fazemos na Visa e, como parte de nossa missão, estamos comprometidos a ajudar as cidades a construir a infraestrutura digital certa para que ninguém continue excluído da economia digital”, diz Aida Esteban, head de Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes da Visa para a América Latina e o Caribe. “Acreditamos que facilitar o maior acesso a um ecossistema de mobilidade totalmente integrado é, além de pré-condição para o crescimento econômico e sustentável, fundamental para dar suporte à recuperação econômica da região”.

À medida que as cidades da região começarem o processo de reabertura, em diferentes estágios, o transporte público será essencial para a recuperação econômica das cidades e comunidades e para a volta segura ao trabalho e à escola. Nesse sentido, com os pagamentos por aproximação de circuito aberto, os usuários podem simplesmente aproximar um cartão ou dispositivo móvel apto a pagar por aproximação do terminal e embarcar. A Visa já notou que o número de usuários de transporte público voltou a subir após a mínima global registrada em abril. O uso de transporte público ainda não voltou aos níveis anteriores à covid, mas o número de passagens pagas por aproximação tem aumentado nos últimos dois meses, com recuperação de +187% até o final de junho.

“A covid-19 deixou a digitalização mais em evidência e é provável que nada pare seu crescimento agora. Este programa permitirá que as cidades se antecipem ao desafio de digitalização global com uma perspectiva de resiliência, o que as ajudará a evitar uma separação mais profunda entre os que têm acesso a computadores, dispositivos móveis e internet e os que não tem”, diz Eugene Zapata Garesche, diretor geral da Resilient Cities Network para a América Latina e o Caribe.

Soluções que fomentam economias digitais podem afetar positivamente as cidades em vários aspectos e beneficiar diferentes stakeholders, incluindo o governo, a iniciativa privada e os cidadãos. O programa tem vários benefícios, entre os quais: fortalecer a resiliência da cidade, promover a digitalização inclusiva, ampliar o acesso à economia digital e eliminar a discrepância tecnológica entre as populações mais vulneráveis.

O programa também ajudará a nortear futuras iniciativas de melhoria dos sistemas urbanos em outras cidades latino-americanas e de promoção de ecossistemas colaborativos, que inspiram inovação e se tornam um espaço de diálogo e ação para todos os diferentes atores. O programa Resilient Cities Shaping a Digital World também reflete o compromisso da Visa com o sucesso em longo prazo das cidades por meio da habilitação de pagamentos rápidos, fáceis e seguros. Atualmente, a Visa participa de mais de 500 projetos de transporte público ativos ou em fase de planejamento. Recentemente, a Visa habilitou pagamentos por aproximação no sistema de ônibus de Santo Domingo, na República Dominicana.

Sobre a Global Resilient Cities Network

A Global Resilient Cities Network é uma organização de cidades que desenvolve ações de resiliência urbana para proteger comunidades vulneráveis da mudança climática e outras adversidades e desafios urbanos físicos, sociais e econômicos. Com o apoio da Rockefeller Foundation e outros financiadores estratégicos, a organização pretende continuar ajudando as cidades e seus diretores de resiliência a preparar suas comunidades e infraestrutura crítica para o futuro com um alcance, força e legado único para entender e ajudar na solução dos desafios da sociedade urbana em contínuo crescimento. Para receber novidades sobre a Global Resilient Cities Network, registre-se aqui.

A Global Resilient Cities Network inclui 17 cidades da América Latina e do Caribe: Ciudad Juárez, Colima, região metropolitana de Guadalajara e Cidade do México (México), Santiago de los Caballeros (República Dominicana), San Juan (Porto Rico), Cidade do Panamá, Cali e Medellín (Colômbia), Quito (Equador), Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre (Brasil), Montevidéu (Uruguai), região metropolitana de Santiago (Chile) e Santa Fé e Buenos Aires (Argentina).

Sobre a Visa Inc.

Visa Inc. (NYSE:V) é a empresa líder em pagamentos digitais no mundo. Nossa missão é conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos – permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Nossa avançada rede de processamento global, a VisaNet, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo e é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo. O foco implacável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força motriz por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em papel para todos, em todos os lugares. À medida que o mundo passa do analógico para o digital, a Visa insere sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio.