Kris Lee, especialista em Direito Internacional, explica as possibilidades para quem está esperando a reabertura de solicitações para vistos EB5
Muitos brasileiros planejam investir nos Estados Unidos com a intenção de conseguir um visto de entrada no país. Mas em junho de 2021, as solicitações por um Visto EB5, que disponibiliza um green card para quem investe no país, foram suspensas e até agora seguem sem renovação.
Para Kris Lee, advogada há mais de 30 anos, o melhor caminho é tentar a aplicação de um visto EB2-NIW visando uma estadia permanente no país. “Informações dizem que o Congresso Americano deve pautar a renovação da abertura de vistos EB5 a partir de março, mas pode ser que demore um pouco para uma aprovação definitiva e muitas pessoas estão optando por solicitar um visto EB2-NIW em seu lugar. Mas é necessário se atentar ao perfil do solicitante, que deve atender aos requisitos necessários para a aplicação”, pontua.
Para Kris, o programa era de extrema importância, mas ainda é possível conseguir um green card nos Estados Unidos solicitando o EB2. “Todos pensaram que o Congresso iria reautorizar os EB5 rapidamente, afinal, é um programa vital para que investidores que fizeram um aporte financeiro de 500 mil dólares em alguma região central do país solicitassem seus green cards. Não sabemos quando esse tipo de solicitação será normalizado, mas o EB2-NIW é uma boa opção para quem tem condições de investir essa quantia monetária”, revela.
No entanto, a especialista em Imigração alerta que, antes de ouvir empresas e consultorias que prometem auxílio no pedido de visto, é necessário procurar um advogado que vai identificar se o solicitante tem o perfil para essa categoria. “Conversem com quem tem experiência. Empresas de consultoria não são escritórios de advocacia, os funcionários não têm formação em Direito e não podem praticar esse serviço. Converse com advogado, pois ele vai fazer a análise do seu currículo buscando as possibilidades reais de efetividade ao fazer um processo desse tipo”, conclui.
*Y. Kris Lee é licenciada nos Estados Unidos, no Distrito de Columbia e no Estado de New York. Com mais de 30 anos de prática do direito, Kris se especializou em aconselhar e representar peticionários perante o USCIS e tratar de questões jurídicas de clientes perante outras agências governamentais ou tribunais federais. Para mais informações, entre em contato através do +1 (202) 960-4441.
Recent Comments